Auxílio emergencial libera pagamento a quatro grupos; confira quais e como receber
A Caixa Econômica Federal realiza nesta quarta-feira (05) o pagamento do auxílio emergencial a quatro grupos diferentes de beneficiários:
Os pagamentos são feitos em poupança social e são movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem (veja no fim da reportagem como desbloquear o app). Num primeiro momento, será permitido apenas realizar pagamentos de boletos e contas e compras via cartão de débito virtual ou QR Code. Depois, o usuário poderá fazer saques e transferëncias.
Veja os detalhes de cada pagamento:
Beneficiário pode receber 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª parcela, conforme a data em que teve o cadastro aprovado. Não vale para inscritos no Bolsa Família:
Depósito
Saque
Como o governo cancelou o antigo calendário de saques, algumas pessoas receberão durante este ciclo o depósito de mais uma parcela antes de terem conseguido sacar a parcela anterior. Nesse caso, o beneficiário poderá sacar as duas parcelas juntas na data prevista acima, na coluna da direita, conforme o mês de aniversário.
Quem contestou a negativa do auxílio entre os dias 24 de abril e 19 de julho e agora está aprovado vai receber a 1ª parcela
Os beneficiários que tiveram o auxílio reavaliado em julho de 2020 e agora foram desbloqueados receberão o crédito da 3ª e 4ª parcelas.
Depósito
Saque
Beneficiários do Bolsa Família têm um cronograma próprio. O saque da 5ª parcela para inscritos no Bolsa Família será liberado entre 18 e 31 de agosto, conforme o dígito final do NIS.
Quem está no programa Bolsa Família e preenche os requisitos para receber o auxílio emergencial não acumula os dois pagamentos. Recebe apenas o que for de maior valor.
Os beneficiários do Bolsa Família podem sacar o valor do auxílio por meio do cartão do Programa Bolsa Família, Cartão Cidadão ou por crédito em conta da Caixa.
A Caixa bloqueou a poupança digital de algumas pessoas alegando “inconsistências cadastrais”. Também houve poupanças suspensas no Caixa Tem porque o banco suspeitou de estavam sendo usada por golpistas.
Segundo a Caixa, o desbloqueio de contas por causa de “inconsistência cadastral” pode ser feito pelo app Caixa Tem. Já as pessoas com conta bloqueada por suspeita de fraude precisam procurar uma agência da Caixa, respeitando o seguinte cronograma:
Calendário para desbloqueio do Caixa Tem em agências Mês de aniversário Desbloqueio: Janeiro, fevereiro ou março até 24 de julho Abril ou maio 27 a 31 de julho Junho ou julho 3 a 7 de agosto Agosto, setembro ou outubro 10 a 14 de agosto Novembro ou dezembro 17 a 21 de agosto
Fonte: Gabriel Maymone / Midiamax
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.