Cidade sul-mato-grossense é destaque na Revista Veja

14/05/2014 14:30 Economia
Fábrica de celulose em Três Lagoas.. Veja
Fábrica de celulose em Três Lagoas.. Veja

O ônibus da Expedição VEJA vai passar o dia na Praça Ramez Tebet, no centro de Três Lagoas (MS). Nossa equipe está na cidade para mostrar por que o município tem crescido em um ritmo acima da média nacional nos últimos anos. A indústria da celulose é a principal geradora de empregos local. A maior fábrica de celulose do mundo, a Eldorado, fica na cidade. Nos últimos cinco anos, dezenas de outras companhias do ramo se instalaram em Três Lagoas.

Os incentivos fiscais oferecidos pela prefeitura ajudam a explicar a formação do polo industrial. A logística também ajuda: Três Lagoas fica na divisa com o Estado de São Paulo, à beira do Rio Paraná. Isso permite o uso do transporte fluvial, mais barato, para o escoamento da produção. Metade do que é exportado pela Eldorado é direcionada para o porto de Santos por meio de uma combinação entre hidrovias e ferrovias. A outra metade faz todo o trajeto de trem. A companhia gera 3.000 empregos diretos e 27.000 indiretos. Segundo os últimos dados do IBGE, a população de Três Lagoas não chega a 110.000 pessoas.

A nova matriz econômica e a perspectiva de mais investimentos devem elevar a qualidade de vida em Três Lagoas nos próximos anos; e, também nesse quesito, a cidade tem uma vantagem natural. As lagoas que dão nome ao município, rodeadas por coqueiros e por pistas de caminhada muito utilizadas pelos moradores locais, formam uma bela paisagem no centro da cidade.

Se você tem algo a dizer sobre o progresso de Três Lagoas, converse com nossa equipe por meio das redes sociais. Utilize a hashtag #expedicaoveja.

 

Fonte: Gabriel Castro, de Três Lagoas (MS)

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.