Com apoio do comércio, Justiça de MS elabora projeto para superendividados

10/02/2024 20:28 Economia
Rua 14 de Julho, em Campo Grande, principal ponto de comércio do Centro. (Foto: Arquivo)
Rua 14 de Julho, em Campo Grande, principal ponto de comércio do Centro. (Foto: Arquivo)

Economia

Primeira reunião ocorreu nesta semana e meta é apresentar uma minuta da proposta este mês

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul começa a elaborar um projeto para evitar que as pessoas atinjam o grau de superendividados. O TJ começou a fazer reuniões para criar mecanismos de prevenção e evitar que os casos de dívidas cheguem ao extremo e sejam judicializados.

Quem encabeça essa empreitada é o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMS, que já tem a parceria da Associação Comercial e Industrial de Campo.

Para reforçar a importância do projeto, o Tribunal de Justiça relembra números. "Para conhecer o que move a iniciativa do Judiciário estadual, além do pleno cumprimento da lei, basta olhar para a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O levantamento aponta que, de cada 10 famílias brasileiras, 8 têm dívidas. Em abril de 2023, 78,3% dos núcleos familiares do país tinham dívidas", justifica o TJ.

Neste ano foi assinado acordo de Cooperação Mútua que, além do Tribunal de Justiça e da Associação Comercial, envolve Defensoria Pública Estadual, o Ministério Público Estadual, a OAB/MS, Procons Estadual e Municipal, e a Faculdade Insted. Até o dia 23 de fevereiro, todos devem apresentar proposta para a implantação de um projeto-piloto.

Fonte: Ângela Kempfer / Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.