Inflação de supermercados em junho é a maior já registrada desde 2000

Impulsionados por ações do Governo durante a paralisação dos caminhoneiros, preços subiram 3,55% em relação a maio
16/07/2018 05:55 Economia
Paralisação dos caminhoneiros afetou preço de produtos como leite, que teve aumento de quase 20% em junho - Jardiel Carvalho - 26.mai.18/Folhapress
Paralisação dos caminhoneiros afetou preço de produtos como leite, que teve aumento de quase 20% em junho - Jardiel Carvalho - 26.mai.18/Folhapress

A inflação mensal nos supermercados em junho foi a mais alta dos últimos 18 anos, segundo a Apas (associação paulista do setor) e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Houve aumento de 3,55% nos preços em relação a maio. A principal causa foi a paralisação dos caminhoneiros, afirma Thiago Berka, economista da entidade setorial.

“No início do ano prevíamos um crescimento de 3% a 4% nos valores praticados nos supermercados em 2018. Passado o impacto da greve, poderemos ver uma leve elevação no ano como um todo, mas nada que ultrapasse os 5%”, diz ele.

A maior parte dos preços já está praticamente normalizada, com exceção do leite, que ainda tem tido alta em julho, afirma Marcio Valle, diretor-presidente da rede Coop.

O produto foi um dos que apresentou a maior variação em junho (19,28%). 

Além de uma parte da oferta ter sido descartada durante a crise dos caminhoneiros, o momento atual no mercado leiteiro é de entressafra, e a produção diminuiu devido à elevação dos custos.

Entre os itens que não tiveram aceleração na inflação estão produtos de higiene e bebidas alcoólicas.

“Houve até deflação no segmento de cervejas, por exemplo. Muito se deve às iniciativas da indústria para fazer promoções e aumentar o consumo da bebida durante Copa do Mundo”, diz o economista da Apas.

 

Bolão executivo

A França confirmou o favoritismo e foi campeã, mas essa não foi uma Copa em que as expectativas se confirmaram.

Times tradicionais perderam nas semifinais, como a Inglaterra, nas quartas, o Brasil, nas oitavas, como a Argentina, na primeira fase, como a Alemanha, ou nem mesmo participaram, como a Itália.

A Rússia 2018 foi a Copa do bolão com baixa pontuação. Os executivos que, durante o evento, palpitaram sobre placares, não foram imunes ao fracasso nas previsões.

Representantes de 14 países fizeram, neste espaço, 22 apostas sobre resultados, sempre nas vésperas das disputas.

Um, o sueco Bo Torrestedt, presidente para América Latina da Saab, acertou que a Suécia derrotaria a Suíça por 1 a 0.

Jens Olesen, cônsul da Dinamarca, não quis cravar um placar, mas disse que Croácia e França poderiam chegar à final.

Virginie Fernandez, diretora no grupo LVMH, acertou a campeã, mas não o placar.

A torcida é para que, na economia, as previsões possam se realizar com mais frequência.

 

Luxo compartilhado

O Prime Fraction Club, que vende frações de bens de luxo a clientes que se revezam na utilização, vendeu 20% da companhia para a empresa de participações Spinelli Holding.

Pelo menos R$ 30 milhões  provenientes da transação serão destinados ao plano de expansão dos próximos três anos, segundo Marcus Matta, presidente da empresa.

“Planejamos, além de comprar novos ativos, investir em infraestrutura, tecnologia e em novas bases operacionais. Serão pelo menos duas nos próximos 12 meses.”

A companhia possui atualmente bases aéreas nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, além de pontos em praias de Paraty (RJ) e Guarujá (SP).

Outra parte do aporte, de valor não revelado, servirá de retorno para os acionistas atuais, do fundo de participações Patrimonial Blue.

14
são os ativos do Prime Fraction Club

R$ 180 milhões
é o valor estimado total dos carros, helicópteros, embarcações e aeronaves

Fonte: Maria Cristina Frias / Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.