JBS compra Moy Park, da Marfrig, por 1,5 bilhão de dólares e avança na Europa

22/06/2015 01:24 Economia
Divulgação
Divulgação

A JBS, maior produtora de carnes do mundo, fechou a compra da Moy Park, unidade de carne de frango e alimentos processados da Marfrig na Europa, por 1,5 bilhão de dólares. A JBS assumirá a dívida da Moy Park como parte do acordo, segundo a fonte, que pediu para permanecer no anonimato.

Pelos termos do acordo, o JBS pagará à vista de 1,19 bilhão de dólares à Marfrig. Além disso, assumirá dívida líquida da Moy Park de 200 milhões de libras.

A transação está sujeita à aprovação por órgãos de defesa da competição da União Europeia. De acordo com o comunicado, o fechamento da operação está previsto para ocorrer entre o terceiro e o quarto trimestre deste ano.

Segundo a Marfrig, a operação permite à empresa focar em áreas prioritárias como a exportação de carne bovina a partir do Brasil para a Ásia e para os Estados Unidos, cuja abertura é esperada para breve.

O negócio segue a estratégia da JBS de crescer em alimentos processados. Além disso, dará à empresa uma maior atuação na Europa.

A JBS tem apenas uma pequena operação na Itália, atualmente, onde fabrica bresaola, um embutido típido do país.

A Moy Park é uma das principais empresas de alimentos prontos da Europa, com unidades de processamento de aves na Inglaterra e na Irlanda do Norte. Também possui fábricas na França e Holanda.

No primeiro trimestre deste ano, a receita líquida da Moy Park atingiu 1,543 bilhão de reais, ou 26% do total da Marfrig.

Este não seria o primeiro acordo entre a JBS e Marfrig. Há alguns anos, a empresa controlada pela família Batista concordou em comprar a unidade de processados Seara, da Marfrig, em um movimento que aumentou de forma considerável a participação de mercado da empresa.

A dívida líquida da Marfrig ao final do primeiro trimestre era de 10,7 bilhões de reais.

 

Fonte: Reuters

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.