Novo golpe do FGTS já tentou prejudicar mais de 70 mil pessoas

06/04/2018 23:12 Economia

Cerca de 70 mil internautas brasileiros já foram atingidos por um golpe cibernético que utiliza o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como isca para enganar os alvos, afirma a dfndr labs, empresa do grupo PSafe especializada em cibercrimes. De acordo com informações divulgadas pela companhia, o scam é compartilhado via WhatsApp e inclui um link para um site no qual, na teoria, permite o saque de tal direito trabalhista para qualquer pessoa que tenha trabalhado entre 1998 e 2018.

Para atrair ainda mais as vítimas, os estelionatários afirmam que o FGTS pode lhes render até R$ 1,9 mil. Depois de responder a um falso questionário, o usuário é convencido a repassar o link da página para seus contatos no mensageiro; em seguida, acaba concordando sem querer em assinar um serviço pago de mensagens SMS. É impossível saber se os criadores do esquema ganham comissão pela “indicação” de assinaturas ou se eles são efetivamente os criadores do serviço promovido.

O golpe usa o mesmo método identificado em maio do ano passado — época em que a Caixa Econômica Federal (CEF) realmente estava fazendo a liberação do FGTS para alguns trabalhadores. Naquele período, estima-se que mais de 360 mil pessoas tenham sido enganadas pelos golpistas. Em nota, a CEF ressalta que não envia mensagens sobre saque de tal benefício por SMS; aliás, nem é possível sacar o dinheiro através da internet, sendo necessário se dirigir a uma agência bancária com a documentação exigida.

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.