Risco de surto de lagarta destruidora deixa quatro cidades em emergência

19/12/2013 15:37 Economia
Divulgação.
Divulgação.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou estado de emergência fitossanitária em quatro municípios de Mato Grosso do Sul por conta do risco de surto da praga Helicoverpa armigera.

Naviraí, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Maracaju terão um plano de supressão da praga e medidas emergenciais. Conforme a Portaria nº 1.109, do Mapa, as ações serão tomadas pelo Órgão Estadual ou Distrital de Defesa Agropecuária, e deverão ser adotadas com base no plano de manejo definido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

O plano de intervenção tem vigência de um ano. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19).

Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.

Fonte: Correio do Estado

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.