Trecho SP-MS recebe 15 propostas

31/07/2014 14:08 Economia
Divulgação
Divulgação

O trecho ferroviário Estrela D'Oeste (SP) - Dourados (MS), que representa um total de 659 quilômetros recebeu 15 propostas para realização de estudos de viabilidade, segundo a Folhapress.

Segundo a agência, 19 empresas pediram ao governo para fazer os estudos da construção de seis trechos de ferrovias no país, que somam 4,6 mil quilômetros.

Essas ferrovias fazem parte do programa de concessões de ferrovias que o governo lançou em 2012, mas que até agora não teve nenhum dos 12 trechos propostos concedido.

No modelo anterior, o governo estava escolhendo uma empresa para fazer os estudos de viabilidade de todas as ferrovias. Mas, como a proposta não teve muita aceitação, o modelo foi modificado.

Agora, o governo abre a possibilidade de qualquer companhia apresentar os estudos e faz um concurso para escolher a melhor proposta. Dessa melhor proposta é feito o projeto e a concorrência. A empresa vencedora do estudo é remunerada por quem ganhar a disputa para construir a ferrovia.

De acordo com nota do Ministério dos Transportes, a maioria dos grupos pediu para fazer os estudos de mais de uma ferrovia. A ideia é que os estudos sejam entregues entre seis e oito meses após a liberação que ocorrerá na próxima semana.

Só em 2015 o governo escolher os vencedores e iniciar o processo de concessão. Como as obras devem demorar 5 anos, as novas ferrovias só estarão concluídas em 2020.

O trecho que atraiu maior interesse das empresas foi a ligação de 990 quilômetros entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), com 16 propostas. A chamada ferrovia da Soja não estava inicialmente no programa de concessões do governo e foi incluído por um pedido de um grupo de empresas do setor de alimentação (Amaggi, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus) com a empresa de projetos EDLP, que já havia chegado à conclusão que esse é o melhor caminho para o escoamento da soja do Centro-oeste para a Ásia e a Europa.

Quantidade de propostas para os outros trechos:
Açailândia/MA - Barcarena/PA (457 quilômetros): 14 propostas
Anápolis/GO - Corinto/MG (775 quilômetros): 11 propostas
Belo Horizonte/MG - Guanambi/BA (845 quilômetros): 10 propostas
Estrela D'Oeste/SP - Dourados/MS (659 quilômetros): 15 propostas
Sapezal/MT - Porto Velho/RO (950 quilômetros): 15 propostas

Fonte: Correio do Estado

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.