Aprovados na UFGD devem estar atentos com a documentação exigida para a matrícula
A UFGD alerta os candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) para que reúnam corretamente toda a documentação exigida para a realização da matrícula. O período de matrículas, que teve início hoje (17) e se estende pelos dias 20 e 21 de janeiro, não será prorrogado e não haverá possibilidade de o candidato entrar com recurso para postergar a entrega dos documentos.
As matrículas precisam ser feitas pessoalmente. O aluno que é menor de idade deve ser representado por seus pais ou responsáveis legais – caso estes não possam realizar a matrícula, devem fazer uma procuração autorizando outro maior de idade a fazê-la. Os candidatos aprovados e com mais de 18 anos podem realizar sua matrícula pessoalmente ou enviar outra pessoa em seu lugar, desde que esta pessoa porte uma procuração com firma reconhecida em cartório.
O atendimento para matrículas será realizado apenas no anfiteatro da Unidade 1 da UFGD, que fica na rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso, em Dourados/MS. A equipe de matrículas vai atender das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas, somente hoje, segunda e terça-feira (dias 17, 20 e 21).
Os documentos necessários para a matrícula são:
1 - Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Ensino Médio, ou uma Declaração de Equivalência expedida pelo Conselho Estadual de Educação com data anterior à da matrícula;
2 - Histórico Escolar do Ensino Médio;
3 - Certidão de Nascimento ou Casamento;
4 - Documento de Identidade. No caso de candidato estrangeiro, deverá apresentar a cópia do Registro Nacional de Estrangeiro;
5 - Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
6 - Certificado de Reservista ou prova de que está em dia com as obrigações militares
(para o candidato do sexo masculino e com mais de 18 anos);
7 - Título Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos);
8 - Certidão de Quitação Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos);
9 - Uma fotografia 5x7cm frontal e com data (2014, 2013 ou 2012).
Cotistas
Além dos documentos acima listados, os candidatos cotistas – que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública – precisam apresentar o histórico escolar que comprove a situação.
Pretos, pardos e indígenas – Os candidatos que, na inscrição no SISU, optaram por concorrer em vagas para pretos, pardos e indígenas devem assinar uma declaração, no momento da matrícula.
Renda familiar igual ou inferior 1,5 salário mínimo – Os candidatos que declararam que sua renda familiar bruta, por pessoa, é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo precisam comprovar a renda familiar. Para isso, uma série de documentos é exigida, para que não haja fraudes.
Há especificidades de acordo com o arranjo familiar (casos de adoção, pais separados, candidatos órfãos, entre outros, precisam de respectivas documentações comprobatórias). Por isso, cada candidato que optou pela cota com base em renda familiar deve verificar o edital SISU/UFGD para se certificar de quais documentos deve apresentar para a efetivação da matrícula.
Fonte: Assessoria
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.