Arte sustentável: lixo é transformado em arte reflexiva

03/11/2014 17:25 Educação
O índio feito com folhas, serragem,carvão e sal representa as origens culturais do nosso povo - Foto: Laurinda Pais.
O índio feito com folhas, serragem,carvão e sal representa as origens culturais do nosso povo - Foto: Laurinda Pais.

A Semana Acadêmica de Artes Visuais (Uniarte), realizada entre os dias 27 e 31 de outubro apresentou vários artistas sul-mato-grossense e seus mais variados trabalhos. Um dos projetos foi realizado pela arte-educadora Evelin Padilha juntamente com seus alunos.

A professora apresentou junto das turmas de Artes Visuais o projeto ‘Sustentabilidade: rever o lixo, como arte reflexiva’. Ela diz que há quatro anos trabalha com projetos com referência a sustentabilidade, o lixo e materiais recicláveis para desenvolver o lado de reflexão de seus alunos.

Evelin falou também que o conceito de arte mudou muito com o passar dos anos, deixou de ser apenas usadas como objetos para decorar ou por ser bonito.

“Hoje a sustentabilidade passou a ser mais do que um trabalho estético, do belo, a arte muda com o mundo e as questões ambientais é o foco no momento”, disse.

Segundo a professora, as intervenções e trabalhos utilizaram como matéria-prima o lixo, como garrafas pets, pneus, latas de bebidas, e material orgânico como resto de frutas para produzir a arte como veículo de reflexão, conhecimento e sensibilidade.

Mostrar ao homem a importância da preservação ambiental e reaproveitar o lixo como um novo conceito de se ver a arte.

“A proposta apresentada tem por objetivo incutir na sociedade a necessidade de reaproveitamento de materiais seja ele do lixo que temos em casa ou de construções ou mesmo orgânicos e refletir que podemos transformar o mundo e o meio ambiente em um lugar mais bonito”, finalizou.

 

Fonte: Laurinda Pais/Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.