Ato a favor de professores pretende reunir 1 milhão hoje no Rio

07/10/2013 13:58 Educação

Uma manifestação organizada pelo Facebook promete reunir 1 milhão de pessoas em mais um  protesto, marcado para esta segunda-feira no centro do Rio de Janeiro. Dessa vez o movimento será em defesa dos professores municipais e estaduais que estão em greve há mais de 60 dias. A passeata está sendo denominada "Um milhão nas ruas de novo, contra a política de educação de Eduardo Paes e Sérgio Cabral".

A manifestação não será apenas por cargos e salários, ou exclusivamente focado na pauta de reivindicações dos professores, mas principalmente em protesto pela truculência da Polícia Militar, que na última semana agiu com violência contra os educadores.

A concentração da passeata está marcada para as 17h em frente a Igreja da Candelária e após reunir os manifestantes, deverá seguir até a Cinelândia onde se pretende fazer um ato final em frente à Câmara de Vereadores. Embora esteja querendo reunir um milhão de pessoas, a página no Facebook contava com 82 mil confirmações para a manifestação até as 14h30 de hoje.

Os organizadores poderão ter ainda outro problema para convencer os simpatizantes a comparecer ao protesto. Por conta dos vândalos que sempre estão presentes nessas manifestações, muitos deixam de ir com medo da violência devido à destruição promovida por esses grupos. No entanto, a disposição para o protesto é grande.

"A nossa educação está um caos. O prefeito impõe um sistema de meritocracia, que é um verdadeiro fingimento. Nós não temos autonomia para ensinar, trabalhamos em cima de cadernos pedagógicos, que vêm cheios de erros. Queria perguntar se na escola dos filhos do prefeito e da secretária (municipal de educação, Cláudia Costin), eles estudam com esses cadernos. O novo plano ainda permite professores polivalentes, ou seja, qualquer um pode dar aula de qualquer coisa, mesmo sem ter a formação. Isso é um desrespeito", afirmou a professora Cassiana Vidal, da rede municipal.

 

Fonte: Terra

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.