Educação superior: Instituições de ensino iniciam envio de dados para o Censo

04/02/2014 21:05 Educação
Divulgação.
Divulgação.

A coleta de dados do Censo da Educação Superior de 2013 tem início ontem segunda-feira, 3. As instituições de educação superior federais devem encaminhar as informações até 18 de março próximo.

As demais, até 22 de abril. A coleta e o envio das informações, responsabilidade dos pesquisadores institucionais e representantes legais das instituições, serão feitos pela internet, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Após o envio das informações, as universidades federais terão o período de 31 de março a 30 de abril para conferir e validar os dados informados.

Para as demais instituições, a conferência deve ocorrer entre 12 de maio e 20 de junho. Os dados consolidados do Censo serão divulgados em 18 de agosto.

O Censo reúne estatísticas de instituições, matrículas, ingressos, concluintes, cursos de graduação e sequenciais de formação específica e docentes.

Os dados coletados contribuem para o cálculo de indicadores de qualidade, como o conceito preliminar de curso (CPC) e o índice geral de cursos da instituição (IGC), conforme a Portaria nº 794, de 23 de agosto de 2013, do Ministério da Educação.

O preenchimento dos dados pelas instituições é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O cronograma para envio das informações consta da Portaria nº 699/2013, publicada no Diário Oficial da União de 9 de dezembro último. O envio deve ser feito on-line, pelo sistema Censo da Educação Superior.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep / Ministé

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.