Em MS, 31% dos professores de ensino infantil lecionam fora da área de formação
Com relação às séries iniciais do ensino fundamental, 9% dos professores não lecionam nas disciplinas para as quais se formaram e 10,5% não concluíram a licenciatura (Foto: Marcos Ermínio/Campo Grande News)
Em Mato Grosso do Sul, 31% dos professores do ensino infantil lecionam em disciplinas fora da área de formação e 12,4% sequer terminaram a faculdade. A informação consta em dados do Censo Escolar divulgados nessa quinta-feira (26) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).
No ensino médio, 22% dos educadores estão fora da área de formação e apenas 4,7% não têm curso superior.
Com relação às séries iniciais do ensino fundamental, 9% dos professores não lecionam nas disciplinas para as quais se formaram e 10,5% não concluíram a licenciatura. No caso dos educadores do 6º ao 9º ano, 18% trabalham em áreas diferentes e 6,3% não têm curso superior.
A maioria dos professores que ensinam fora da área de formação trabalham com turmas de educação infantil (31,8%). No ensino médio, essa situação afeta 22,1% do quadro sul-mato-grossense.
Nos estabelecimentos particulares, 30% dos responsáveis pelas turmas de ensino infantil não se formaram na área e 23,9% não terminaram a graduação. No ensino médio, o percentual de distorção é de 22%, enquanto apenas 7,5% não tem curso superior.
O percentual de docentes com curso superior no Brasil é de 93,8% no ensino médio e de 82,1% no ensino fundamental, em 2017. A rede pública apresenta maior percentual de docentes com curso superior em relação à rede privada nas duas etapas de ensino.
Fonte: Ricardo Campos Jr. / Campo Grandes News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.