Estudante sul-mato-grossense será empossado como Jovem Senador
O programa Jovem Senador do Ministério da Educação terá um representante sul-mato-grossense. O eleito é Carlos Henrique dos Santos Justino, de 19 anos, integrante do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Estado.
A notícia foi compartilhada durante a 9ª sessão dos deputados estudantes nesta segunda-feira (3/11). “Sinto-me realizado com esse novo desafio”, afirmou Carlos, que foi selecionado entre estudantes do ensino médio das redes públicas estaduais.
No próximo dia 17, Carlos Henrique, da Escola Estadual Henrique Cirilo Correa, de Campo Grande, segue para Brasília onde permanecerá por uma semana para a cerimônia de premiação e a simulação de um mandato de senador, com apresentação de proposições, eleição de Mesa Diretora, debates e votações.
As propostas idealizadas pelos estudantes serão encaminhadas à CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa), onde poderão ser transformadas em projetos de lei, que passarão ser analisados pelos senadores seguindo os trâmites normais do processo legislativo.
Para o jovem parlamentar, a experiência permite uma maior vivência no Legislativo Brasileiro. “Conhecerei as competências de um senador, o funcionamento do Senado Brasileiro. Bom seria se todo o jovem tivesse uma oportunidade como essa”, ressaltou.
Segundo Clarice Maciel, diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, o desafio fará uma grande diferença ao jovem. “É a oportunidade de discutir ideias, projetos e formar o conceito sobre a política”, disse. “Esses jovens estão sendo capacitados não para serem políticos, mas para serem grandes cidadãos”, completou.
Fonte: Assessoria
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.