Greve continua nesta segunda-feira

21/07/2014 11:08 Educação
Greve na educação já dura sete dias.. Foto: Ademir Almeida
Greve na educação já dura sete dias.. Foto: Ademir Almeida

A greve na Rede Municipal de ensino continua nesta segunda-feira (21) em Dourados e o Simted (Sindicado Municipal dos Trabalhadores em Educação) fará assembleia às 07h30 para avaliar a paralisação, que teve início na semana passada e decidir os rumos da greve dos professores durante a semana.

No sábado, o presidente do sindicato, João Vanderley Azevedo disse que as negociações entre a categoria e a prefeitura não avançaram desde sexta-feira, data em que foi realizada uma passeata pelos educadores pelas ruas centrais do município.

“A passeata realizada na sexta-feira (18) não teve nenhum resultado junto a administração municipal e esta avaliação [assembleia de hoje] é necessária para prosseguirmos com as negociações”, falou.

A GREVE

A greve acontece porque o Simted de Dourados reivindica junto ao governo municipal o cumprimento do acordo de negociação salarial realizada em abril deste ano do quadro administrativo e do magistério, cumprimento da lei nacional do piso de 20 horas para o magistério, abertura de concurso público, alteração na lei de readaptação que prejudica os vencimentos dos trabalhadores readaptados, inclusão dos servidores administrativos no Plano de Cargos e Carreiras da Educação e garantir o direito de aposentadoria especial para coordenadores das escolas.

Já a Semed propôs aos professores que o que é possível neste momento, devido à crise financeira que atinge o município, conceder o reajuste de 8,32% para professores e de 6,15% para os administrativos a partir de julho, retroativo a abril, como determina lei.

O reajuste do período seria concedido em três parcelas, junto com o salário já corrigido em julho. Já com relação ao piso, a Semed alega que a reivindicação representa dobrar o valor pago em folha atualmente e isso demanda um grande volume de recursos. Ainda conforme a secretaria, a proposta neste aspecto é que até outubro deste ano seja apresentado ao Simted um estudo de como conceder o piso da forma como o sindicato reivindica.

 

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.