IFMS vai abrir inscrições para 480 vagas de cursos técnicos em Itaporã e mais 9 municípios

Além de Itaporã, a oferta é para os municípios de Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Vicentina
30/11/2019 07:37 Educação
Bloco do campus do IFMS em Corumbá, uma das unidades que está com disponibilidade de vagas. (Foto: Divulgação)
Bloco do campus do IFMS em Corumbá, uma das unidades que está com disponibilidade de vagas. (Foto: Divulgação)

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) vai abrir na próxima segunda-feira (02) o prazo de inscrição em 480 vagas de cursos técnicos gratuitos para ingresso no primeiro semestre de 2020. A oferta é para os municípios de Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Vicentina.

O processo seletivo oferece 280 vagas para cursos técnicos subsequentes em Administração, na modalidade educação a distância, além de Agricultura, Informática para Internet e Zootecnia, todos esses presenciais. Para participar da seleção é preciso ter o ensino médio completo.

Também são ofertadas 200 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), voltados a quem tem 18 anos ou mais e o ensino fundamental completo. As opções são Administração e Manutenção e Suporte em Informática, ambos presenciais.

Inscrições - Deverão ser feitas a partir de segunda-feira, 2, através deste link. O prazo se encerrará no dia 13 de janeiro. A seleção será feita por sorteio eletrônico, no dia 27 de janeiro, na reitoria, em Campo Grande. A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado no dia 28 de janeiro. A classificação final e a primeira chamada serão publicadas no dia 31 do mesmo mês, com matrículas nos dias 3 e 4 de fevereiro.

Caso o interessado não tenha acesso à internet, poderá fazer a inscrição presencialmente na Central de Relacionamento (Cerel) dos campi, nos endereços e horários disponíveis no anexo III de cada edital.

Os candidatos às vagas nos cursos técnicos na modalidade Proeja deverão, ainda, participar da reunião presencial para confirmação de interesse na vaga, marcada para o dia 24 de janeiro, no campus de oferta do curso.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar por participar da seleção por ampla concorrência ou pelas cotas. Nesse caso, só podem concorrer aqueles que cursaram todo o ensino fundamental (para vagas no Proeja) ou todo o ensino médio (para cursos técnicos subsequentes) na rede pública.

Metade das vagas ofertadas é reservada a cotistas. Desse total, reserva de vagas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

Fonte: Adriano Fernandes / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.