Instituições têm até 7 de fevereiro para apresentar propostas de cursos gratuitos
O Ministério da Educação abriu na quinta-feira, 30, processo de seleção de instituições para oferta de vagas em cursos técnicos gratuitos subsequentes ao ensino médio.
As instituições interessadas em oferecer vagas devem apresentar propostas ao MEC pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), até 7 de fevereiro.
Devem ser oferecidos 181 cursos técnicos de indústria, tecnologia da informação e comunicação, agropecuária, saúde, hospitalidade e lazer e infraestrutura, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
São áreas com aumento de demanda por técnicos de nível médio no país. As aulas começam ainda neste primeiro semestre.
As vagas, gratuitas, podem ser oferecidas por:
Instituições de educação profissional das redes públicas federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais.
Instituições particulares de educação superior e escolas técnicas de nível médio.
Fundações públicas que atuem na área da educação profissional e os serviços nacionais de aprendizagem do Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) que aderirem ao Pronatec.
A formalização das propostas deve ser feita pelo Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).
O MEC divulgará as instituições selecionadas e os cursos oferecidos em 13 de março próximo. Os candidatos terão as inscrições abertas em 17 de março, conforme o cronograma:
O Edital nº 1/2014 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, que estabelece o cronograma e demais procedimentos para a apresentação de propostas de oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente por meio do Pronatec, foi publicado no Diário Oficial da quinta-feira, 30.
Fonte: Ministério da Educação
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.