Itaporã inicia Jornada Pedagógica 2017

06/02/2017 16:28 Educação
Evento ocorreu no Salão Paroquial de Itaporã. Foto: Assessoria
Evento ocorreu no Salão Paroquial de Itaporã. Foto: Assessoria

Os professores da Rede Municipal e Rede Estadual de Ensino de Itaporã reuniram-se na manhã desta segunda feira (06/02), para a abertura oficial do Ano Escolar e Letivo 2017. O evento deu largada à semana pedagógica, com os preparativos para as aulas que se iniciam no próximo dia 13 deste mês nas escolas do município.

Promovida pela Gerencia Municipal de Educação, a solenidade foi realizada no salão paroquial da Matriz São José, e reuniu professores, diretores e coordenadores pedagógicos, além do prefeito Marcos Pacco, do presidente da Câmara Marcio Lobo, da Gerente Municipal de Educação Denise Pacco e da presidente do SIMTED professora e vereadora Lourdes Struziatti, entre outras autoridades.

O evento tem como objetivo partilhar ideias entre os profissionais da educação, onde ensinam e aprendem na coletividade, sobretudo, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo.

Na abertura a Gerente de Educação Denise Pacco deu as boas vindas aos educadores, ressaltando a importância do momento, no que se refere à aplicação e dedicação pelo seu oficio como educador, e das novas perspectivas para o ano que se inicia. Denise deixou claro que uma nova etapa se inicia conclamando a todos para trabalhar com planejamentos e ações eficazes, pois, de nada adianta elaborar algo que não seja benéfico e não surta efeito para o foco principal que é o aluno. "Estamos iniciando uma nova etapa onde o que está funcionando vamos dar continuidade e que não tiver vamos trabalhar com afinco para mudar e termos o êxito esperado", enfatizou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Marcos Pacco, disse que esta administração é o maior desafio de sua vida pública, reiterando que tomará medidas que podem confrontar com interesses de algumas pessoas, mais que para o bom andamento da administração se faz necessário. "Temos inchaço no quadro de funcionários herdado da administração anterior, precisamos reorganizar isso de forma providencial, e vamos vencer este impasse colocando estes servidores para cumprir horário". Pacco informou que 97% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) deste mês foram usados para pagar a folha dos educadores, algo que é preocupante, e isso terá que ser discutido. Pacco também apontou a necessidade de gerenciamento com pulso firme para que a folha global de pagamento não ultrapasse os 50% da receita, uma vez, que mesmo com a diminuição de nove gerencia municipais, a folha deste mês fechou em 47%. "É um desafio, mais vamos vencer, não vamos atrasar salários dos servidores, vamos trabalhar muito, vamos cuidar do índice de repasses, temos a responsabilidade de terminar obras paradas e estaremos atentos para proceder a ações de qualidade e com responsabilidade voltadas ao setor educacional. Pacco aposta num ano de muita luta, e conclamou os educadores a participar efetivamente na formação dos alunos, enfatizando que o empenho e a capacitação de cada um é que vai fazer a diferença.

Após o momento de reflexões religiosas com mensagens ecumênicas, deu-se inicio aos trabalhos técnicos com a palestra "Tudo Posso! Quando Quero!" proferida pela professora e vereadora Lourdes Struziatti.

Estiveram presentes ao encontro, os vereadores, Célia Frota, Marley dos Santos e gerentes municipais.

 

Fonte: Da Assessoria da Prefeitura de Itaporã

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.