Mãe denuncia briga dentro de escola estadual e cobra medidas de segurança

20/05/2015 11:41 Educação
Briga começou ainda no interior da escola.. Reprodução/YouTube
Briga começou ainda no interior da escola.. Reprodução/YouTube

Site de Corumbá-MS recebeu vídeos que mostram uma briga entre duas adolescentes na Escola Estadual Dom Bosco, situada no Centro da Cidade. As imagens teriam sido gravadas no dia 12 de maio deste ano. A denúncia foi feita por uma leitora, após ouvir relatos da filha que estuda no colégio, e obter os vídeos por conhecidos. As filmagens por telefone celular, mostram algumas adolescentes em situações de agressões físicas e verbais. Em um dos trechos, uma das envolvidas diz: “quero ver morte”, o que causou medo em alunos e demais pais que souberam do fato.

“Na terça-feira, 12, minha filha chegou em casa falando de uma briga. Eu não dei muita importância, mas depois ela me falou em detalhes, conversei com outros pais e  fiquei preocupada. Pedi para uma conhecida que tinha o vídeo me enviar, pois eu queria ver o que estava acontecendo. Fiquei chocada ao saber que a briga foi dentro da escola. Apesar de ser em horário de saída, as agressões começaram dentro da escola, no corredor que dá acesso ao portão principal, e depois prosseguiu fora do colégio”, contou a leitora, cuja identidade o Diário irá preservar.

“A briga só foi interrompida. O correto seria segurar todos os envolvidos, no caso as meninas, chamar os pais de cada uma e tomar atitude mediante todas elas. Minha filha disse que apenas uma menina foi expulsa da escola, as demais nada sofreram. Discordo dessa atitude, pois no vídeo vemos as meninas em agressões verbais, falando palavrões, encorajando as meninas a brigarem. Todas deveriam ser punidas, pois isso pode se repetir a qualquer momento”, completou.

A reportagem recebeu várias imagens da mesma briga, de ângulos diferentes. Neles, aparece uma adolescente tentando ir embora e sendo perseguida por um grupo que a ofendia com palavras de baixo calão, além de uma adolescente que se preparava para agredi-la. Frases como “quero ver sangue” e “hoje quero ver morte”, eram proferidas por uma adolescente que filmou toda a ação. Nota-se que as meninas desceram do andar onde estudam, já ameaçando a garota, percorreram o corredor interno da escola e, no corredor de saída, a briga acontece com tapas, chutes, porradas e puxões de cabelo, até que é interrompida por um funcionário.

Depois as meninas seguem para a parte de fora da escola e, segundo relatos, a briga prosseguiu. O vídeo recebido pelo Diário mostra apenas o confronto no interior da escola.

“Minha filha tem 14 anos e estuda lá há algum tempo. Fico com medo de que batam nela, de que um grupo de alunas se junte e a agridam, como ocorreu no vídeo. Temo, pois vi que na escola não tiveram a preocupação de ver quem eram as envolvidas, de dar punição a todas e não tiveram a preocupação de identificar e de acabar com a briga de uma vez, apenas transferiram o problema para fora da escola. Ninguém quer ver seu filho apanhando”, frisou a leitora.

A denunciante afirma também que a escola deve se posicionar diante dos fatos e realizar trabalho de prevenção a agressões e ofensas diversas, como sempre foi realizado pela instituição Dom Bosco, uma das maiores e mais bem conceituadas escolas da cidade.

“Minha filha me contou que lá fora, uma menina apedrejou a outra e a briga continuou. Creio que a escola deveria identificar todos os envolvidos, chamar os pais. Essa não é a primeira briga que ocorreu envolvendo alunos do Dom Bosco. Fui aluna da escola e sei que não é essa filosofia que ensinam. A direção deve tomar uma posição, queremos ter uma resposta, pois, e se um dia uma dessas meninas leva uma faca? A moda agora é bater em menina porque é bonita. A minha filha tem suas qualidades e vai que uma menina implica com ela e a agride? Não tivemos até o momento nenhuma reunião de pais para esclarecer a situação e nos apresentar os trabalhos que estão sendo realizados, pois queremos ter segurança ao mandar nossos filhos para a escola”, concluiu a mãe.

A direção da escola
A diretora da Escola Estadual Dom Bosco, Maria Clarice Servion, foi procurada pela equipe do Diário Corumbaense e afirmou que as medidas diante desta briga, que ela afirma ser a única ocorrida em 2015, já foram tomadas e que a instituição está realizando um trabalho de conscientização com as meninas envolvidas no caso.

“Em relação a essa briga, um dos pais veio até a escola, e como eles moram distantes, pediu a transferência. Já as demais meninas envolvidas estão participando de um trabalho dentro da unidade escolar, em virtude dessa situação, para que reflitam sobre o que fizeram”, explicou a diretora ao negar que uma aluna teria sido expulsa.

Para enfatizar a filosofia da escola, haverá neste sábado, 23, uma aula de cidadania, planejada pelos próprios estudantes. “No período matutino a escola tem um total de mil e cem alunos e toda e qualquer situação envolvendo os estudantes, chamamos os pais para que tenham ciência da situação. Esse caso que ocorreu foi o primeiro de 2015 e temos praticamente quatro meses de aulas letivas. Nesse final de semana realizaremos uma aula de cidadania e aos pais que aqui vierem, haverá também a entrega de boletins. Queremos mostrar que o foco de nossa unidade escolar é a aprendizagem e ressaltamos que os pais devem procurar a unidade escolar para qualquer situação e conversa. A aula será neste sábado, 23, às 10 horas da manhã”, concluiu Maria Clarice.

 

Fonte: Camila Cavalcante, do Diário Corumbaense

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.