Marcada para dia 3, eleição vai eleger diretor em 260 escolas de MS

A fase de pré-inscrições dos candidatos termina na próxima segunda-feira
15/02/2020 18:21 Educação
Secretaria Estadual de Educação, localizada no Parque dos Poderes, divulgou cronograma de eleição. (Foto: Henrique Kawaminami)
Secretaria Estadual de Educação, localizada no Parque dos Poderes, divulgou cronograma de eleição. (Foto: Henrique Kawaminami)

Marcada para 3 de março, a eleição de diretor será realizada em 260 escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul. Ao todo, a rede estadual de ensino tem 352 unidades, mas nem todas participam do processo eleitoral.

Nesta eleição, ficam de fora escolas de tempo integral, indígenas, cívico-militares, estabelecimentos de ensino dedicados a presos, centros de educação de jovens e adultos e de educação profissional.

Poderão se inscrever profissionais do Grupo Educação e os ocupantes do cargo de especialista de educação considerados aptos na avaliação de competências básicas de dirigente escolar. A fase de pré-inscrições termina na segunda-feira (dia 18).

O registro de candidatura (individuais ou chapa de diretor e adjunto) deverá ser realizada de 20 a 21 de fevereiro perante à comissão escolar.

A campanha eleitoral vai se estender de 27 de fevereiro a 2 de março. Conforme a instrução normativa da SED (Secretaria Estadual de Saúde), é vedada às chapas e aos candidatos individuais a utilização de carro de som, além da confecção e distribuição de brindes, prêmios, sorteios ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

A votação será com cédula de papel. Podem votar os servidores efetivos que estejam lotados e em exercício na unidade escolar, estudantes matriculados e frequentes a partir do 8º ano, e pai, mãe ou representante legal dos alunos menores de 18 anos. De acordo com o documento, apenas um destes exercerá o direito de voto, independentemente do número de filhos ou de representados.

Cronograma da eleição para diretor

Pré-inscrições – 11 a 18 de fevereiro
Registro de candidatura – 20 a 21 de fevereiro
Campanha eleitoral – 27 de fevereiro a 2 de março
Eleição – 3 de março, das 8h às 21h
Divulgação do resultado oficial – 5 de março

Fonte: Aline dos Santos / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.