Núcleo de histórias em quadrinhos da UEMS lança livro sobre o tema
As histórias em quadrinhos e o aprendizado em sala de aula é o tema do livro Histórias em Quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem na escola: HQs como recursos Didáticos e Pedagógicos em várias disciplinas da Educação Infantil ao Ensino Médio, escrito por Gracyella Gonzaga Arantes (SEMED) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS). O livro faz parte das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande.
Segundo o professor Nataniel, as Histórias em Quadrinhos (HQs) possuem uma linguagem simples e de fácil compreensão para os alunos, que em geral não oferecem resistência a seu uso, uma vez que são relacionadas a uma forma de entretenimento e lazer. “Atualmente, é muito difícil encontrar pessoas que digam não gostar de HQs, ou que digam que nunca tiveram um momento de sua vida no qual as HQs se fizeram presentes, principalmente durante o período em que ficou na escola. Para muitos as HQs geralmente fazem parte do primeiro contato com a leitura quando está inserido em um processo de alfabetização nos primeiros anos escolares. As HQs têm como público alvo dentro e fora das escolas desde as crianças, adolescentes, jovens e adultos e são um veículo de informação que vêm mudando e se adaptando com o tempo as mudanças sofridas como um veículo de educação ou instrumento de educação. Considerando ser um gênero que desperta o interesse dos estudantes de todas as idades, o gênero História em quadrinhos uma das mais ricas e produtivas formas de expressar diversas temáticas, e na qual se faz presente a relação entre palavra e a imagem e outros recursos que possibilitam diferentes leituras”, explica o professor.
O livro pode ser adquirido neste link.
NuPeQ - O NuPeQ conta com professores, alunos da graduação e do mestrado, realiza encontros quinzenais para discussão e debates teóricos, além das orientações de projetos e dissertações, vários já concluídos.Os textos do NuPeQ estudam a relação dos quadrinhos com o ensino, com o cinema, com a religião, com a leitura de clássicos, com a Análise do Discurso, com a Semiótica, com a Comunicação de Massa e outros temas. Além dos livros, foram publicados diversos artigos em revistas acadêmicas de todo o país, em anais de congressos.
Fonte: Do Dourados News
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