Número de matrículas da UEMS na 1ª chamada do Sisu sobe em relação a 2013

23/01/2014 18:23 Educação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul concluiu a primeira chamada do Sisu com um total de 461 matrículas, correspondente a 20% do total de vagas disponibilizadas nos cursos de graduação. O número é 5% maior do que o registrado na mesma etapa do processo seletivo de 2013.

Segundo explica a responsável pelo setor de processo seletivo da UEMS, Márcia Regina Alvarenga, é normal que neste momento haja um número reduzido de matrículas, principalmente considerando o fato de que a maioria dos candidatos que optaram pela UEMS no Sisu, não são de Mato Grosso do Sul. “Somente 30% dos aprovados nessa fase são do Estado e, se considerarmos ainda apenas os que indicaram a UEMS como primeira escolha, esse percentual desce para 17%”, diz.

Para Márcia, muitos alunos de outras regiões escolhem a UEMS no Sisu por se interessarem pelo curso e pela instituição, mas quando se deparam com os valores de locomoção e a logística que envolve se mudarem para o Estado, muitos acabam desistindo. “Entre os aprovados no Sisu há pessoas de todas as regiões do Brasil, o que torna difícil a mudança, o custeio e adaptação deles aqui em MS. É uma situação que se repete em muitas outras Universidades com características parecidas com a nossa”, diz Márcia.

Segundo a experiência dos últimos anos em que a UEMS também selecionou os alunos de graduação via Sisu, as vagas da maioria dos cursos serão de fato preenchidas a partir da Lista de Espera. O aluno que não conseguiu passar nas chamadas regulares do Sisu, ao final do processo deve entrar novamente no sistema indicando a intenção em permanecer cadastrado na Lista de Espera. Esta lista é passada então para a Universidade que a utilizará para as novas convocações.

Nos casos em que a Lista de Espera não seja suficiente para preencher as vagas, a Universidade tem ainda a possibilidade de abrir um novo processo seletivo utilizando a nota do Enem. Este processo seletivo próprio é aberto inclusive para pessoas que não haviam se inscrito no Sisu.

Informações sobre o andamento do processo seletivo podem ser acompanhadas no site www.uems.br e no perfil da instituição no Facebook “UEMS Governo Estadual”.

Fonte: Assessoria

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.