Prefeitura em MS alvo do Gaeco tem mais professores contratados do que efetivos

Segundo TCE, são 1.500 profissionais terceirizados. A Justiça determinou a demissão de 100 professores para a convocação de aprovados no concurso de 2016.
05/02/2018 23:08 Educação
Documentos apreendidos nas Secretarias de Educação e Administração de Dourados (MS) (Foto: Reprodução/TV Morena)
Documentos apreendidos nas Secretarias de Educação e Administração de Dourados (MS) (Foto: Reprodução/TV Morena)

A prefeitura de Dourados, alvo da Operação Volta às Aulas, nesta segunda-feira (5), tem 1.500 professores contratados e apenas 1.400 profissionais efetivos, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), conduzida pela 16ª Promotoria de Justiça de Dourados, apura a contratação ilegal de professores temporários.

Durante a operação, os funcionários das Secretarias Municipais de Educação e Administração tiveram de deixar os prédios. Também foi cumprido mandados de busca e apreensão no departamento de recursos humanos da prefeitura.

“O que a gente está verificando hoje é o número de vagas puras por ventura existentes. O levantamento do Ministério Público é esse. Existe uma ação tramitando em sigilo, todavia o ponto principal dessa demanda judicial é a existência dessas vagas puras para contratos da educação e o número exato dessas vagas puras”, afirmou Alexandre Mantovani, assessor especial de gabinete.

Em dezembro de 2017, a Justiça determinou a demissão de 100 contratados para a convocação de aprovados do concurso de 2016.

As aulas no segundo maior município de Mato Grosso do Sul estão mantidas iniciarem no dia 15 de fevereiro, apesar da operação de hoje.

“Há uma preocupação do Ministério Público, da administração municipal com o início das aulas e esses levantamentos precisam ser feitos imediatamente para as crianças, as famílias e os pais não tenham nenhum prejuízo com isso”, afirmou o assessor da prefeitura.

Fonte: G1 MS

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.