Professores aceitam proposta do governo e aulas serão retomadas na segunda-feira

03/06/2015 20:57 Educação
Categoria decidiu na noite desta quarta-feira (3) pelo fim da greve.. Álvaro Rezende/Correio do Estado
Categoria decidiu na noite desta quarta-feira (3) pelo fim da greve.. Álvaro Rezende/Correio do Estado

Professores da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul aceitaram a proposta do Governo do Estado e decidiram pelo fim da greve, em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (3). A categoria estava em greve há uma semana e deve retomar as aulas na próxima segunda-feira (8).

Ao todo, 58 municípios do Estado votaram a favor do fim da greve. Outros 14 foram contra o fim da paralisação e um município, Nioaque, se absteve da votação.

A proposta aceita prevê a integralização o piso nacional da categoria por 20 horas até 2021. Há 12 dias o governo havia feito proposta semelhante, porém, o prazo era 2022 e a categoria rejeitou.

Dentre outros itens, o acordo contempla a abertura de negociação para antecipação da data-base dos servidores administrativos das escolas, hora-atividade referente ao ano de 2013, que deverá ser paga a partir de janeiro de 2016 e a prorrogação do concurso público do magistério, além da convocação de 500 professores em julho de 2015 e outros 500 em julho de 2016.

Os professores tiveram a garantia do governo de que não terão os dias de greve descontados de seus salários. Já a categoria se comprometeu a repor as aulas.

A negociação da antecipação da data-base será debatida num prazo de 90 dias. E, outro ponto aceito é a eleição direta nas escolas de tempo integral e a garantia de que os funcionários administrativos participem da votação.

 

Fonte: Glaucea Vaccari, do Correio do Estado

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.