Projeto inclui a disciplina de “robótica” nas escolas estaduais de MS
O projeto apresentado na Assembleia inclui a disciplina de “robótica” na grande curricular das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. A matéria poderá ser ministrada em todas as séries, com preferência para o 9° ano do ensino fundamental.
O autor do projeto, Lídio Lopes (Patri), defende que esta disciplina vai ajudar a promover conceitos importantes aos alunos, como incentivar a utilização de sucata e aproveitamento do material reciclado, usando esta forma de “ciência” no cotidiano do estudante.
Caso seja aprovado, a lei vai entrar em vigor logo após sua publicação. “A robótica é uma ferramenta para produzir e aprimorar conhecimentos de física e matemática, fazendo com que possam, de forma concreta, aplicar o que aprendem em sala de aula”, citou o deputado.
Ele justifica que países como Holanda e Alemanha já possuem a disciplina (robótica) nas escolas públicas e que a Inglaterra foi o primeiro a implantar o ensino de forma obrigatória. Também cita que crianças a partir de 5 anos de idade, podem criar e executar programas de computadores criados nas aulas.
Temas - O projeto prevê aprendizado de conceitos sobre segurança na internet, como manter a privacidade nas redes, assim como assistirem aulas de sistema de computação e conceitos e aplicações de robótica. “Uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática, que estimulará e desafiará os alunos”, ponderou.
A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário pelos deputados. Caso seja aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
Fonte: Leonardo Rocha / Campo Grandes News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.