Sem merendeira, alunos de escola estadual vivem na base da ‘bolachinha’ em Dourados

13/08/2014 10:49 Educação
Alunos estão sem refeição completa há mais de uma semana por falta de merendeira.. Thalyta Andrade
Alunos estão sem refeição completa há mais de uma semana por falta de merendeira.. Thalyta Andrade

A Escola Estadual Castro Alves, em Dourados, que atende a alunos do segundo ao nono ano, está desde a semana passada sem condições de oferecer merenda. De acordo com informações passadas ao Dourados News por alguns pais, a merendeira titular entrou em licença maternidade e não foi prontamente substituída, como deveria.

Com isso, os 932 alunos atendidos pela unidade estão vivendo na base de bolacha, leite, iogurte, chá, entre outros pequenos lanches, e não tem acesso às refeições completas que fazem parte do cardápio estudantil.

A escola confirmou ao Dourados News a ausência de uma merendeira, mas somente no período matutino, e disse que aguarda a chegada de uma servidora que possa substituir a que entrou em licença. Enquanto isso, os demais servidores da unidade se mobilizam em prover o lanche dos alunos, para que eles não fiquem sem refeição alguma.

Segundo secretaria estadual, por enquanto, alunos ficarão só no 'lanchinho'.

Procurada pelo Dourados News para comentar o caso e explicar o porquê da ausência de uma servidora que conhecidamente entraria em licença não ter sido antevista para que os alunos não ficassem sem refeição, a SED (Secretaria de Educação) de Mato Grosso do Sul apresentou algumas justificativas.

De acordo com a assessoria de comunicação que atendeu a reportagem, a escola possui quatro merendeiras em licença, e duas em estágio probatório. Por enquanto, não há estimativa para que os alunos do período matutino voltem a ter acesso à refeições completas.

A situação se dá porque segundo a assessoria, o setor de RH (Recursos Humanos) precisa convocar concursados para fazer uma contratação de substituto, e este é um processo "complicado" porque ao mesmo tempo quando as merendeiras em licença do Castro Alves voltarem de suas licenças, a escola ficará com servidoras além do necessário, sendo que existem novas unidades previstas para entrarem em funcionamento que precisarão de servidoras.

Por fim, a assessoria admitiu que até que o setor de RH se organize nesse sentido, os alunos ficarão mesmo apenas com o lanche, cabendo à direção da escola organizar isso.

 

Fonte: Thalyta Andrade/Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.