8 dicas para a torcida do Corinthians protestar contra o time sem violência

04/02/2014 15:16 Esporte
Torcedores do Corinthians agridem próprio time.
Torcedores do Corinthians agridem próprio time.

A fase não é boa para o Corinthians, que começou o ano repleto de derrotas. Infelizmente, elas vieram com protestos barulhentos e, pior, violentos de parte da torcida do time, que chegou a invadir um treino realizado no último fim de semana.

O torcedor tem direito de protestar, é claro. Mas que tal mostrar sua insatisfação sem apelar para a violência? Os problemas com o clube geraram rumores de que há jogadores pedindo para deixar o clube, fizeram o Corinthians reforçar sua segurança, iniciaram investigação policial e até já chegaram ao nível do Ministério do Esporte.

O UOL Esporte separou 8 exemplos bacanas de como os seguidores de qualquer clube podem mostrar que estão descontentes de formas pacíficas, mais respeitosas e, algumas vezes, até bem-humoradas. Afinal, como sabemos, a violência não leva a nada. Vamos a eles:

1. Escrever placas e dizer claramente qual o problema

Este é o básico. Nada melhor do que escrever e mostrar em placas - bem grandes - exatamente o que você quer dos jogadores do seu time. Veja só a torcida do Rangers, que mandou bem: "Menos tempo no Twitter, mais tempo treinando".

2. Indicar o caminho do gol

Levar placas ao estádio mostrando o caminho do gol. O Corinthians já sofre com a seca no ataque e a fama trazida pelo "empaTite" desde 2013. Então, que tal explicar direitinho aos jogadores onde fica a meta? Vai que funciona...

3. Vender jogadores na internet

Virou uma piada clássica leiloar aqueles jogadores que não estão rendendo bem. A internet permite a piada, e os torcedores não perdoam: nomes como Edu Dracena, Barcos e até cartolas como Juvenal Juvêncio já foram "colocados à venda". E tem uns que nem valem nada, não é mesmo?

4. Colocar espantalhos no gramado

Esta veio da Croácia. Os torcedores do Zadar, que era lanterna no campeonato nacional, colocaram espantalhos na grama do estádio Stanovi e disseram que os jogadores deveriam largar o futebol para se dedicar à agricultura. Foram espalhados ainda tomates, maçãs, batatas e outras verduras e legumes no campo.

5. Criar um belo mosaico

Aqueles belos mosaicos coloridos que as torcidas gostam de montar nas arquibancadas não precisam ser apenas para homenagear o time, lembrar craques ou simplesmente enfeitar o estádio. É como fez a torcida do clube polonês Legia Warsaw, que montou um coração com o símbolo da Uefa para, na verdade, gritar contra a entidade após uma punição.

6. Ficar só de roupas de baixo

Em um dia de clássico suíço no último mês de agosto, a torcida do Basel deu show no protesto. Os seguidores do time foram para o jogo só de cuecas. O ato foi uma reclamação às revistas feitas por policiais na entrada do estádio do clube, consideradas muito rígidas por eles, e eles mostraram que não havia nada a esconder.

7. Admitir que o time perde. E cantar sobre isso

A torcida inglesa nunca decepciona. Com um humor ácido, ela consegue transformar drama em graça. O West Ham, certa vez, perdia por 6 a 0 contra o City. Em vez de protestar contra o time, eles preferiram zoar os rivais, cantando: "vocês não têm nada de especial. Nós perdemos toda semana..."

8. Esconder o rosto

Na década de 1980, a torcida dos Saints, da NFL, não aguentava mais as derrotas e o jejum de títulos. Com isso, alguns seguidores tiveram uma ideia: eles compraram 5 mil sacos de papel - tipo aqueles de pão francês - e distribuíram para quem, como eles, fosse ao estádio, mas tivesse vergonha de admitir seu contato com um time tão ruim.

Fonte: UOL Esportes

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.