Capoeira pode ser incluída na grade curricular de escolas municipais
Um Projeto de Lei que ainda está em fase de aprovação na Câmara Municipal de Dourados, tem como objetivo incluir aulas de capoeira na grade curricular das escolas de Rede Municipal de Ensino (Reme).
A proposta de autoria do vereador Marcelo Mourão foi apresentada, protocolada e deverá passar pela Comissão de Constituição e Justiça do legislativo antes de ser aprovada.
O vereador disse que elaborou o projeto baseado no art. 27, inciso IV e art. 11, inciso III, da Lei nº 9.394/96 (Lei das Diretrizes Básicas para a Educação Nacional), que permite a ‘promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais’.
“A capoeira é um esporte genuinamente brasileiro, e além de prática esportiva, exerce importante influência quanto à sociabilidade já que incorpora em sua prática elementos musicais, culturais e folclóricos da história brasileira”, disse Mourão.
Ele explica a importância da proposta com a seguinte justificativa: “Visamos conciliar essa importante herança cultural à prática educacional formal, haja vista que não há desenvolvimento pleno do indivíduo sem o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento físico, social e psíquico. Acreditamos que a criação de mecanismos que garantam o acesso à práticas esportivas, musicais, culturais e de lazer deva ser encarada com maior compromisso”.
Fonte: Dourados Agora
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.