Curtis Blaydes usa as quedas para derrotar Mark Hunt por pontos no UFC 221

Americano, nono colocado no ranking dos pesos-pesados do UFC, chega à terceira vitória consecutiva ao superar o veterano, que fez a última luta do seu contrato com a organização
11/02/2018 07:11 Esporte
Curtis Blaydes superou Mark Hunt por pontos no co-evento principal do UFC 221 (Foto: Getty Images)
Curtis Blaydes superou Mark Hunt por pontos no co-evento principal do UFC 221 (Foto: Getty Images)

Na última luta do seu contrato com o UFC, o veterano peso-pesado neozelandês Mark Hunt não resistiu ao jogo de quedas do americano Curtis Blaydes, e acabou derrotado por decisão unânime dos juízes (30-26, 30-26 e 29-27). Aos 26 anos de idade, Blaydes chegou à terceira vitória seguida, e a nona em dez lutas como profissional. Já Mark Hunt sofreu a 12ª derrota em 27 lutas na carreira.

A luta começou com Blaydes usando sua maior envergadura para manter Hunt à distância. Mais ágil e rápido que o neozelandês, Blaydes jogava golpes na longa distância, e tratava de se afastar de Hunt logo depois. A três minutos do intervalo, o americano derrubou o veterano, que se levantou rapidamente e conseguiu acertar dois golpes duros, que derrubaram o americano. Blaydes levantou-se e derrubou Hunt no desespero. Deficiente no jogo de chão, o neozelandês não conseguia se levantar, ficando com as costas no chão recebendo golpes sem contundência do rival, e tendo as costas dominadas nos segundos finais, até o fim do round.

No segundo round, escaldado com o perigo que os golpes de Mark Hunt representam, Curtis Blaydes foi direto para as pernas do neozelandês tentando derrubá-lo. Hunt livrou-se do americano e se manteve lutando em pé. Após algumas trocas de jabs, Blaydes foi novamente para a derrubada, e desta vez conseguiu levar Hunt para o chão. Já desgastado, o neozelandês não conseguia se livrar do rival, ficando por baixo e sem conseguir agredir com contundência o rival. Blaydes evitava ficar parado para não correr o risco do árbitro parar a luta. O americano acertou algumas cotoveladas em Hunt antes do intervalo.

O terceiro e último round trouxe Curtis Blaydes indo imediatamente para a derrubada. O americano derrubou Hunt duas vezes , ficando na montada e tentando desferir golpes de cima para baixo, principalmente cotoveladas. Hunt se defendia, mas estava cansado demais para tentar sair de baixo do rival. O americano mantinha a luta no chão e golpeava seguidamente. O neozelandês ainda se levantou algumas vezes, mas foi derrubado em todas. Já sem forças, o veterano terminou a luta por baixo no chão recebendo cotoveladas e se defendendo da forma que era possível.

Vindo de oito vitórias por nocaute em suas oito lutas como profissional no MMA - todas no primeiro round - o peso-pesado australiano Tai Tuivasa levantou a Perth Arena, em sua terra natal, ao nocautear o francês Cyril Asker em apenas 2m18s, para delírio dos fãs presentes a Perth Arena.

- Sou eu de novo. Eu disse que ia fazer isso. Vocês sabiam. Ele não sabia o que eu podia fazer, mas eu sei. Já estou pronto para a festa. Estou chegando para dominar. Agora eu só quero ser pago - disse o lutador após o combate.

A luta começou com Tuivasa tomando a iniciativa do combate, encurralando Asker na grade e soltando golpes. O francês se defendia tentando afastar o australiano, que mantinha a pressão e variava golpes no rosto e na linha de cintura. Uma nova cotovelada seguida de um empurrão fez com que Cyril Asker caísse com o rosto direto no chão, já nocauteado. Nova vitória no primeiro round para Tai Tuivasa.

Dedos nos olhos, torção de dedos... nenhum desses recursos ilícitos foi suficiente para dar ao peso-meio-médio Li Jingliang a vitória na luta contra o australiano Jake Matthews, que venceu a luta por decisão unânime dos juízes (29-28, 30-26 e 30-26), conquistando sua 12ª vitória em 15 lutas. O chinês sofreu a quinta derrota em 19 lutas na carreira, e viu ser interrompida uma sequência de quatro vitórias consecutivas.

Os dois lutadores começaram o combate se respeitando muito, e evitando arriscar entrar no raio de ação um do outro. Matthews aos poucos foi encontrando a distância, e desferiu dois bons golpes em Jingliang, que sentiu inicialmente, mas absorveu e continuou caminhando para a frente. O australiano mostrava uma postura mais sólida na luta, e conseguiu um knockdown com um golpe de esquerda na metade do round, indo para a montada logo em seguida. O chinês deu as costas e Matthews passou a tentar aplicar o mata-leão. Jingliang se defendia como podia - chegou a torcer os dedos do rival -, resistindo às investidas do rival até o intervalo.

Após o "atraso" sofrido no primeiro round, Jingliang voltou mais agressivo para o segundo round, mas Matthews conseguiu derrubá-lo e encaixou uma guilhotina justa. O chinês tentou livrar-se com as mãos no rosto do australiano, e foi advertido pelo árbitro, que retirou sua mão por estar com os dedos nos olhos de Matthews. Jingliang livrou-se da posição e o australiano passou a se mostrar cansado pelo esforço que fez para finalizar a luta momentos antes. Com melhor condicionamento físico, o chinês partiu para a luta franca, e Matthews o chamava aos gritos para o combate, levantando o público.

O terceiro round trouxe Jingliang mostrando o mesmo gás do começo da luta, mas Matthews conectou um direto potente de direita jogando o corpo para frente, derrubando o chinês e ficando por cima no chão. Mas Jingliang mostrou um imenso poder de absorção de golpes, e conseguiu inverter a posição no chão, ficando nas costas do australiano. Matthews livrou-se da posição e voltou a lutar no meio do octógono para, nos segundos finais, conseguir derrubar Jingliang, ficando em posição de domínio até o fim da luta.

Na luta que abriu o card principal do UFC 221, o peso-meio-pesado australiano Tyson Pedro, 13º no ranking do UFC, deu um verdadeiro show tanto em pé quanto no chão e finalizou o russo Saparbek Safarov com uma kimura aos 3m54s do primeiro round. Esta foi a sétima vitória do australiano em oito lutas. Já Safarov sofreu a segunda derrota em dez lutas.

- Eu disse que daria um grande show aqui, e aí está. Promessa cumprida. Eu fiz a pegada e não acreditei que ele fosse acompanhar o movimento, mas ele resistiu. Então tive que apertar o golpe. Agora quero aproveitar o momento e sentir essa torcida maravilhosa. Agora vou para casa curtir a minha mulher, como um homem normal - disse Pedro logo após a luta.

A luta começou com Safarov não querendo se testar na trocação com Pedro, e levando o australiano para o chão após sofrer um duro chute no tornozelo direito. Pedro conseguiu se livrar e voltou a lutar em pé, aplicando golpes duros no russo, que absorveu e passou a trocar socos, mas sempre buscando encurtar a distância para buscar a luta agarrada. Após ser derrubado pelo russo, Pedro conseguiu inverter a posição desfavorável em que se encontrava no chão, buscando o braço esquerdo de Safarov em uma kimura muito justa e, para apertar ainda mais, passou a perna por cima da cabeça do rival, obrigando-o a desistir do combate, para delírio dos fãs.

Confira as lutas do evento:

CARD PRINCIPALYoel Romero venceu Luke Rockhold por nocaute a 1m48s do R3Curtis Blaydes venceu Mark Hunt por decisão unânime (30-26, 30-26 e 29-27)Tai Tuivasa venceu Cyril Asker por nocaute aos 2m18s do R1Jake Matthews venceu Li Jingliang por decisão unânime (29-28, 30-26 e 30-26)Tyson Pedro venceu Saparbek Safarov por finalização aos 3m54s do R1CARD PRELIMINAR"Maestro" Dong Hyun Kim venceu Damien Brown por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)Israel Adesanya venceu Rob Wilkinson por nocaute técnico aos 3m37s do R2Alex Volkanovski venceu Jeremy Kennedy por nocaute técnico aos 4m57s do R2Jussier Formiga venceu Ben Nguyen por finalização a 1m43s do R3Ross Pearson venceu Mizuto Hirota por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)José Quiñonez venceu Teruto Ishihara por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)Luke Jumeau venceu Daichi Abe por decisão unânime (29-28, 29-27 e 28-27)

Fonte: Combate

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.