Gilmar garante Dunga na Olimpíada: "Estamos no caminho certo"

13/06/2016 23:12 Esporte

Coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi afirmou no hotel da seleção brasileira, em Boston, que ligou para o presidente Marco Polo Del Nero na manhã desta segunda-feira. Mas, apesar de a conversa ter acontecido horas depois da eliminação para o Peru na primeira fase da Copa América, segundo ele, não se falou no assunto. Apenas na Olimpíada de agosto.

Curta o iFato no Facebook

– Liguei para o presidente e perguntei se ele estaria lá porque precisamos tomar decisões sobre Olimpíada. Chamei o Dunga e o Andrey (Lopes, auxiliar do treinador) porque eles precisam estar comigo. Quarta-feira temos que entregar a lista de 35 jogadores ao COI (Comitê Olímpico Internacional). Dessa lista sairão 18 e mais quatro que poderão substitui-los por lesão. Tenho feito muitos contatos com os clubes, mas a liberação está difícil – disse.

Desde o apito final que decretou a queda brasileira nos EUA, Del Nero tem sofrido pressão constante para demitir Dunga. O favorito dos dirigentes da CBF é Tite, do Corinthians. Rinaldi, entretanto, desconhece qualquer movimentação para troca no comando técnico.

– O Dunga está definido há dois anos como treinador da Olimpíada. Para o meu planejamento, continua a mesma coisa. Tanto que estamos aproveitando esse atraso do voo para definir alguns nomes da lista de 35 jogadores.

Na quarta-feira, além dos atletas, a CBF precisa inscrever 12 membros da comissão técnica. Rogério Micale, que comandou a seleção olímpica durante toda sua preparação, será auxiliar de Dunga no torneio. Há também uma corrente na entidade que defenda sua efetivação como técnico, de fato, na busca pela medalha de ouro.

Se Del Nero aceitar a sugestão de seus dirigentes mais próximos e demitir Dunga, dificilmente terá tempo para contratar um substituto até quarta. Para Rinaldi, a transparência do trabalho de Dunga é aliada por sua manutenção.

– Temos a certeza de que ele está fazendo um trabalho bem feito, sério, limpo e transparente. Todo mundo pode acompanhar. Discordo que colhemos só maus resultados. Tivemos bons resultados contra grandes equipes, mas problemas na Copa América. Acredito que estamos no caminho certo, mas temos que melhorar em algumas coisas. Estamos tão tristes quanto o povo brasileiro, nós e os jogadores, ninguém dormiu nessa noite – afirmou.

Questionado se suas palavras não eram demasiadamente tranquilas depois de mais um vexame dentro de campo, Rinaldi afirmou que tem a consciência do momento difícil, mas lembrou-se de ensinamentos de quando foi goleiro.

– Minha posição de goleiro exigia tranquilidade e serenidade. Tenho a leitura do momento e a consciência do que é ser eliminado de uma Copa América. Mas sou o comandante e tenho que ter serenidade. Estou firme, sereno e tranquilo, mas sei da minha responsabilidade.

 

Fonte: Alexandre Lozetti, para o G1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.