Medalhista olímpico cobra investimentos para fortalecer base do judô em MS

Tiago Camilo participa de treinamento junto com atletas da base no Rádio Clube Campo, em Campo Grande.
26/01/2019 12:56 Esporte
Tiago Camilo (ao centro) conversa com judocas durante treinamento (Foto: Bruna Kaspary)
Tiago Camilo (ao centro) conversa com judocas durante treinamento (Foto: Bruna Kaspary)

Passando o fim de semana em Campo Grande para um treinamento de campo com judocas de Mato Grosso do Sul e também de outros Estados, o medalhista olímpico Tiago Camilo cobra maior investimento em regiões descentralizadas para fortalecer a base do esporte.

O treinamento reúne desde sexta-feira (26) 170 atletas de Campo Grande e outros quatro municípios do interior, além de judocas do Espírito Santo e Goiás.

Camilo contou que quando iniciou no esporte veio algumas vezes para a Capital e percebeu a qualidade dos atletas locais. Em dezembro de 2017 ele pendurou o kimono como atleta profissional, mas continua com oficinas e agora que retornou percebe que o nível dos atletas continua alto.

“Apesar de o judô ser um esporte democrático, infelizmente os investimentos ficam no Rio e em São Paulo. Aqui se revelam bons atletas, mas não recebe o investimento necessário”, lamenta.

O judoca sugere que a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) faça um mapeamento de locais onde estão sendo revelados mais atletas e onde precisam de mais investimentos para redistribuição da verba.

Questionado sobre o que lutadores precisam fazer para ter uma carreira vitoriosa como a dele, o judoca foi enfático. “O mais importante é que tenham sonho. O sonho é que alimenta”.

Neste sábado pela manhã o treinamento foi realizado para atletas sub-13, sub-15 e sub-18. No período da tarde tem mais, a partir das 16h, no Rádio Clube Campo. No domingo, os atletas farão o último treino com o Tiago Camilo entre 9h e 12h.

Tiago Camilo tem na carreira de judoca as medalhas olímpicas de prata, em Sidney, e de bronze, em Pequim. Também tem medalhas na Copa do Mundo, Pan-Americano e Sul-Americano.

Fonte: Gabriel Neris e Bruna Kaspary / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.