Ministro da Defesa reafirma que não há ameaça de terrorismo na Olimpíada
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, voltou a dizer nesta sexta-feira (8) que nenhuma agência de inteligência no mundo rastreou qualquer ameaça de ataque terrorista durante a Olimpíada do Rio. Jungmann disse ainda que o Brasil é um país pacífico, mas bem armado e que sabe contra-atacar.
Sobre a possibilidade de as tropas das Forças Armadas permanecerem no Rio até o fim do período eleitoral, o ministro disse que aguarda um pedido oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas que as tropas estão prontas para ficar no estado.
O ministro falou sobre o tema após passar em revista, na Vila Militar, Zona Oeste do Rio, a tropa de paraquedistas do Exército que atuará na segurança dos Jogos Olímpicos. São 2.400 homens, que só entrarão em ação em casos de emergência e têm preparo para chegar e entrar rapidamente em locais de confronto.
A operação das Forças Armadas na Olimpíada começa no dia 24, com mais de 21 mil homens.
O Exército vai ocupar de ponta a ponta os 26 quilômetros da Transolímpica, que será inaugurada neste sábado (9), e liga Deodoro ao Recreio dos Baneirantes.
Os militares também estarão em toda a extensão da Linha Amarela, num trecho de oito quilômetros da Avenida Brasil, entre Realengo e o viaduto de Guadalupe e na Linha Vermelha, da entrada do Galeão ao acesso à Linha Amarela.
Homens das Forças Armadas também estarão no entorno dos aeroportos e vão ocupar sete estações de trem: Ricardo de Albuquerque, Deodoro, Magalhães Bastos, Vila Militar, Engenho de Dentro, São Cristóvão e Maracanã. Todas ficam perto dos estádios do Maracanã e do Enegenhão, além do Complexo Esportivo de Deodoro.
As tropas militares também estarão em ruas e avenidas por onde os atletas vão passar. Pelo planejamento, o Exército cuida das regiões de Deodoro, Barra da Tijuca e Maracanã, enquanto a Marinha ficará responsável por patrulhar outros 17 bairros, do Caju a São Conrado.
Os fuzileiros navais ainda vão patrulhar a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Baía de Guanabara e o trecho marítimo entre Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, e Itaipu, em Niterói.
Testes antecipados
Faltando quatro semanas para a Olimpíada, os militares iniciam o treinamento nas ruas neste sábado (9). Este teste, que será realizado entre 8h e 14h e acontecerá em diversos pontos da cidade, estava marcado para o dia 21.
Os militares vão atuar perto do Maracanã e também na Praça Mauá, no Centro. No entorno da Vila Olímpica e na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, além de Copacabana e do Aterro do Flamengo, na Zona Sul, os soldados vão usar até carros blindados nesse primeiro dia de treinamento. No treino, os soldados estarão também nas estações ferroviárias de Magalhães Bastos e Vila Militar.
Fonte: G1
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.