No sufoco, Cruzeiro vence Coritiba, reage e não dá brecha a rivais

24/09/2014 20:40 Esporte
Cruzeiro abriu o placar com Marcelo Moreno, de pênalti. Foto: João Madruga / Futura Press
Cruzeiro abriu o placar com Marcelo Moreno, de pênalti. Foto: João Madruga / Futura Press

A derrota no clássico com o rival Atlético-MG, por 3 a 2, no domingo passado, não foi suficiente para abalar o líder do Brasileirão. Apesar do sufoco sofrido no segundo tempo, o Cruzeiro, que largou na frente com dois gols marcados na primeira etapa, venceu o Coritiba, por 2 a 1, nesta quarta-feira, em Curitiba, e se manteve isolado na liderança da competição. O time paranaense segue na zona de rebaixamento.

Com gols de Marcelo Moreno e Everton Ribeiro, o Cruzeiro chegou a 52 pontos e neste momento está oito pontos do Internacional, que assumiu a vice-liderança com 44. Porém, o São Paulo, que enfrenta o Flamengo nesta quarta, pode ir a 45 e terminar a rodada em segundo com os mesmos sete pontos do líder.

O Cruzeiro, que chegou à 16ª vitória na competição, deixou para trás a derrota no clássico regional e segue firme na briga pelo bicampeonato brasileiro consecutivamente. No próximo sábado, enfrenta o Sport no Recife. O Coritiba, que permaneceu com 23 pontos, sofreu a segunda derrota seguida e complicou ainda mais a sua situação.

As fases do jogo: O Cruzeiro começou bem a partida e pressionado bastante os donos da casa. Aos 7min, o árbitro marcou pênalti de Germano, que agarrou Nilton dentro da área, e o time mineiro abriu o placar com Marcelo Moreno, que cobrou no canto direito e a bola bateu na trave antes de entrar. O Coritiba não conseguia superar a marcação adversário e incomodava o goleiro Fábio. A equipe celeste ampliou aos 38min com Everton Ribeiro, que precisou finalizar duas vezes para superar Vanderlei. Ricardo Goulart teve a chance de marcar o terceiro, mas chutou para fora aos 46min.

A partida começou mais equilibrado no segundo tempo. O Coritiba voltou com Martinuccio no lugar de Germano, abrindo mão dos três volantes. O argentino diminuiu para o time da casa aos 16min. Depois de cobrança de falta de Alex, ele pegou a sobra na área e chutou rasteiro para marcar. O jogo ficou aberto no Couto Pereira, com o Cruzeiro agora jogando no contra-ataque e sendo ameaçado pelo adversário. Aos 32min, Zé Love cabeceou na cara do gol e Fábio fez grande defesa.

O melhor: Henrique – O volante voltou a mostra muito disposição e teve uma atuação segura no meio-campo do Cruzeiro.

O pior: Germano – O volante cometeu um pênalti bobo ao dar uma gravata em Nilton numa cobrança de escanteio e complicou o Coritiba. No intervalo da partida, Germano foi substituído pelo atacante Martinuccio.

A chave do jogo: Gol no início da partida – O Cruzeiro, que pressionava desde o início, ganhou mais tranquilidade para construir a vitória fora de casa ao abrir o placar aos 7min de jogo. O time mineiro ampliou ainda na primeira etapa e pôde suportar a pressão do Coritiba no segundo tempo.

Toque dos técnicos: Marcelo Oliveira fez quatro mudanças – três por questão física (Alisson machucado e Lucas Silva e Mayke poupados por desgaste) e outra por opção técnica (Manoel no lugar de Leo) –, mas manteve a maneira de atuar da equipe, com uma postura ofensiva. Marquinhos Santos optou por começar com três volantes no Coritiba e promoveu o retorno de Alex e Zé Love, mas não contou com Robinho (suspenso). No segundo tempo, com as saídas dos volantes Germano e Rosinei, o time ficou mais ofensivo e cresceu na partida.

Para lembrar:

Cruzeiro modificado. O Cruzeiro entrou em campo modificado em relação à derrota para o rival Atlético-MG, por 3 a 2, no último clássico. Além de Alisson, que sofreu lesão muscular e não foi relacionado, o lateral-direito Mayke e o volante Lucas Silva foram poupados por causa do desgaste físico e não iniciaram a partida desta quarta. O zagueiro Léo foi substituído por Manoel por opção do técnico Marcelo Oliveira.

Artilharia isolada. Com o gol de pênalti marcado nesta quarta-feira, o atacante Marcelo Moreno foi a 12 gols e voltou a se isolar na artilharia do Brasileirão. Ele deixou para trás o companheiro Ricardo Goulart, que agora tem um gol a menos.

Comemoração contida. Everton Ribeiro, que já defendeu o Coritiba, comemorou discretamente ao marcar o segundo gol do Cruzeiro. O meia reconheceu ainda guarda um carinho pelo time paranaense. "Comemorei ali, mas um pouco contido, respeitando muito o clube, a torcida, que sempre me apoiou", disse o jogador.

CORITIBA 1 X 2 CRUZEIRO

Coritiba
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Helder (Dudu), Rosinei (Geraldo), Germano (Matinuccio) e Alex; Joel e Zé Love
Técnico: Marquinhos Santos

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Manoel e Egídio; Henrique, Nilton, Everton Ribeiro (Lucas Silva) e Ricardo Goulart (Marlone); Willian (Marquinhos) e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira

Data: 24/9/2014 (quarta-feira)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Auxiliares: Rogerio Pablo Zanardo (SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartões amarelos: Germano, Carlinhos (COR); Willian, Dedé (CRU)
Gols: Marcelo Moreno, aos 8min, Everton Ribeiro, aos 40min do primeiro tempo; Martinuccio, aos 16min do segundo tempo

Fonte: UOL

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.