Palmeiras derrota Boa no Pacaembu e é campeão da Série B pela 2ª vez

16/11/2013 20:23 Esporte
Jogadores levantaram faixa em agradecimento à torcida após conquistarem título da Série B com vitória sobre o Boa por 3 a 0 Foto: Bruno Santos / Terra
Jogadores levantaram faixa em agradecimento à torcida após conquistarem título da Série B com vitória sobre o Boa por 3 a 0 Foto: Bruno Santos / Terra

Mesmo sem contar com um Pacaembu completamente lotado, o elenco do Palmeiras pode comemorar na tarde deste sábado a conquista do principal objetivo para o ano de 2013. Após selar o acesso à primeira divisão há quatro rodadas com um empate contra o São Caetano, a equipe alviverde não fez grande partida, mas derrotou o Boa por 3 a 0 e garantiu o bicampeonato da Série B com duas rodadas de antecedência para festa da maior parte da torcida.

O título palmeirense vem exatamente 363 dias após a queda para a segunda divisão no ano passado – consolidada com o empate com o Flamengo no dia 18 de novembro de 2012. Com a conquista deste sábado somada à de 2003, o Palmeiras se iguala a outros seis times e torna-se o maior campeão do segundo escalão brasileiro.

Assim como o clube paulistano, Inter de Limeira, Paraná, Goiás, Paysandu, Criciúma e Coritiba também têm duas taças do torneio nacional – Inter de Limeira e Criciúma dividem com outros dois times o título de 1986. Agora com 76 pontos, o Palmeiras faz na Série B de 2013 uma campanha irrepreensível e não pode mais ser alcançado pela vice-líder Chapecoense - o Boa, por sua vez, fica no meio da tabela, com 50 pontos, sem chances de ser rebaixado ou de conquistar o acesso.

Ambos os clubes apenas cumprem tabela nas últimas duas rodadas da segunda divisão nacional. No próximo fim de semana, o time alviverde recebe o Ceará, no Morenão (MS), em jogo que receberá a taça da Série B. Já a equipe mineira tem confronto em casa contra o Sport, que briga para garantir o acesso à elite.

O jogo

Em busca de selar o título da segunda divisão brasileira, o Palmeiras começou o duelo deste sábado a todo vapor. Logo aos 3min, Alan Kardec cobrou falta colocada, mas viu a bola delicadamente explodir no travessão. O Boa, contudo, mostrou dois minutos mais tarde que não estava morto: o veterano Marcelinho Paraíba cabeceou firme e deu enorme trabalho para Fernando Prass – os jogadores do time mineiro reclamaram que a bola teria entrado.

Mesmo como visitante e contra o líder absoluto da Série B, o Boa era melhor que a equipe alviverde e jogava bem no Pacaembu. Aos 27min, Fernando Karanga cabeceou sozinho na rede pela lado de fora de Prass. No lance seguinte, contudo, o Palmeiras puxou rápido contra-ataque a a bola terminou com Felipe Menezes, que finalizou forte para abrir o placar e deixar o título mais perto – o time mineiro continuou melhor até o intervalo, mas não empatou.

O Boa voltou para os minutos finais com menos intensidade do que na primeira etapa, mas ainda assim tentava levar perigo e se aproximar do empate. As chances de sair de São Paulo com ao menos um ponto, no entanto, praticamente morreram aos 11min, quando o palestrino Leandro recebeu livre, driblou o goleiro com categoria e aumentou a vantagem palestrina.

Após o gol, a boa atuação dos visitantes caiu por terra e a equipe do técnico Nedo Xavier ficou entregue em campo, enquanto a torcida palmeirense cantava e o time buscava anotar o terceiro gol. E foi dos pés de Juninho que saiu o terceiro do Palmeirense: o lateral recebeu grande passe de Eguren aos 31min e encheu o pé para deixar o seu no jogo do título.

A partir daí, a torcida palmeirense já começou a soltar os gritos de “é campeão” e “olé”. A festa da maior parte dos torcedores ficou completa com o apito final do árbitro.

 

Fonte: Terra

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.