Sampaoli surpreende e disputa melhor técnico do ano com Luis Enrique e Guardiola

01/12/2015 18:30 Esporte
Os três concorrentes ao prêmio de melhor técnico do ano da Fifa.
Os três concorrentes ao prêmio de melhor técnico do ano da Fifa.

A Fifa anunciou nesta segunda-feira os finalistas do prêmio de melhor técnico do ano em 2015. A surpresa ficou por conta da indicação do argentino Jorge Sampaoli, treinador da seleção do Chile, que é o primeiro comandante de uma equipe sul-americana a concorrer desde a unificação do prêmio entre Fifa e France Football.

Sampaoli, que foi campeão da Copa América neste ano, dando à Roja seu primeiro título na história, disputará o prêmio com Luis Enrique, do Barcelona, e Josep Guardiola, do Bayern de Munique.

O treinador espanhol faturou a Tríplice Coroa na temporada passada, com os títulos do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Uefa Champions League, e ainda tem a chance de conquistar o Mundial de Clubes em dezembro deste ano.

Guardiola, por sua vez, ganhou o Campeonato Alemão com enorme facilidade, além de ter chegado à semifinal da Liga dos Campeões. O catalão já ganhou a honraria uma vez, em 2011, quando era comandante do Barça e levantou todas as taças possíveis.

O último vencedor do prêmio de melhor técnico do ano foi o alemão Joachim Low, campeão da Copa do Mundo de 2014 com a seleção da Alemanha.

A Bola de Ouro da Fifa será realizada em 11 de janeiro do ano que vem.

Feminino

A Fifa também divulgou os finalistas do prêmio de melhor técnico do futebol feminino. Jill Ellis, Norio Sasaki e Mark Sampson disputarão a premiação neste ano.

O êxito da seleção dos Estados Unidos na última Copa do Mundo coloca Jill Ellis, de 49 anos, nascida em Portsmouth (Inglaterra), mas com dupla nacionalidade, na grande favorita ao prêmio.

Completam o trio o melhor treinador de 2014, o galês Mark Sampson, que levou a seleção da Inglaterra à histórica 3ª colocação no último Mundial. Já Norio Sasaki, técnico do Japão, acabou a competição com o vice, sendo derrotado pelas americanas.

Fonte: ESPN

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.