Sob tensão e tentativa de golpe, atletas de MS tentam medalhas em etapa de mundial

17/07/2016 23:41 Esporte
Delegação de judô está em segurança e retornam ao Brasil na terça-feira (19). Foto Divulgação/CBDE
Delegação de judô está em segurança e retornam ao Brasil na terça-feira (19). Foto Divulgação/CBDE

Em um dos momentos mais críticos da história política da Turquia, um grupo de Mato Grosso do Sul tenta ganhar medalhas por lá. Delegação composta por judocas, karatecas e ginastas, participa da etapa mundial dos jogos escolares, o Gymnasiade.

O campeonato é realizado na cidade de Trebzon, ao norte do País que na última sexta-feira (15), sofreu uma tentativa de golpe militar e deixou quase 300 mortos em menos de 24 horas.

De acordo com o chefe da delegação de judô do Mato Grosso do Sul, Marco Aguilera, que ainda está no país com os atletas, todos estão bem e em segurança.

"No começo ficamos apreensivos, mas logo a coordenação geral da CDBE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) entrou em contato com a embaixada brasileira para verificar o risco que estávamos correndo. Houve toque de recolher e foram realizadas várias reuniões para ter certeza que estava tudo bem e o campeonato foi realizado normalmente. Estamos em uma vila olímpica e em segurança".

Aguilera explicou também que o local onde a delegação está fica a mil quilômetros de distância de Istambul, local que ocorreu a tentativa de golpe.

"Na terça-feira (19) já retornaremos para casa. As famílias foram informadas sobre a situação aqui no país através das redes sociais. Durante as transmissões ao vivo das disputas na página do Facebook da CDBE, também relatávamos o que estava acontecendo. Alguns atletas brasileiros de outras modalidades, passaram pelo aeroporto de Istambul e já retornaram para o Brasil em segurança".

Mundial
A etapa de 2016 do Gymnasiade, que começou no dia 11 e termina na segunda-feira (18), teve a participação de 230 brasileiros, sendo 20 integrantes, entre atletas e técnicos, de Mato Grosso do Sul.

Em média, 40 países participam da disputa que acontece de 4 em 4 anos. Neste domingo (17) foram realizadas as provas de Ginástica Artística, Judô e Atletismo.

Golpe
A tentativa de golpe na Turquia durou menos de 24, deixou pelo menos 300 mortos, segundo o governo local. Entre eles, 161 civis. Militares tomaram as ruas da Capital, Ancara, e de Istambul, e enfrentaram a população, que foi às ruas protestar durante a madrugada.

O Exército da Turquia tentou golpe em um país que já passou por três intervenções militares desde 1960. A capital, Ancara, tem uma população de aproximadamente cinco milhões de pessoas. Istambul é a maior cidade do país, com mais de 15 milhões de pessoas.

 

Fonte: Fernanda Yafusso, do Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.