América-MG joga por uma bola, vence na Vila e deixa Santos ameaçado de novo

Com a vitória, o time de Adilson Batista chega aos 20 pontos ganhos, e ocupa a 10ª posição na tabela. Já o Peixe, há quatro jogos sem vencer no Brasileirão, fica estacionado nos 16
29/07/2018 20:32 Futebol
Foto: Guilherme Dionízio/Código19/Estadão Conteúdo
Foto: Guilherme Dionízio/Código19/Estadão Conteúdo

O América-MG jogou por uma bola neste domingo (29), e a estratégia funcionou. Os mineiros suportaram a pressão (foram duas bolas na trave) e bateram o Santos por 1 a 0, em plena Vila Belmiro, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado deixa os paulistas, ainda sem vencer após a pausa para a Copa do Mundo, ameaçados novamente. O único gol do jogo foi marcado por Ruy, em cobrança de pênalti que rende discussões.

Foi um verdadeiro ataque contra defesa. Apesar do revés em casa, o Santos lutou bastante e criou inúmeras jogadas para empatar - e até virar o jogo. A falta de pontaria e o nervosismo, porém, marcaram a derrota para o Coelho.

Com a vitória, o time de Adilson Batista chega aos 20 pontos ganhos, e ocupa a 10ª posição na tabela. Já o Peixe, há quatro jogos sem vencer no Brasileirão, fica estacionado nos 16. O Bahia, que joga nesta segunda-feira (30), tem a mesma pontuação e abre a zona do rebaixamento.

Na próxima quarta-feira (dia 1º), às 19h30 (de Brasília), o Santos faz o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, também na Vila Belmiro. Já o América-MG fica com a semana livre para treinar e volta a campo somente no próximo domingo (5), quando recebe o Palmeiras no Independência, às 16h, pela 17ª rodada do Brasileirão.

Mais uma vez, a joia foi a opção ofensiva mais perigosa do Santos nesta partida. Ao lado de Victor Ferraz, atormentou o lado esquerdo do América-MG com movimentações rápidas, dribles e passes desconcertantes durante o jogo todo. O ponta ainda carimbou a trave em cobrança de falta e colocou, algumas vezes, os companheiros em condições de marcar.

Eduardo Sasha não teve uma noite feliz neste domingo. O atacante não se encontrou em campo e fez um primeiro tempo muito apagado na Vila - praticamente não se ouvia o seu nome na transmissão. Para piorar, sentiu dores na coxa esquerda e foi substituído por Yuri Alberto já volta do intervalo. Outro que novamente não foi bem foi Gabigol. O atacante não ofereceu muito perigo e teve a saída festejada pelos torcedores.

O Santos tinha todo o domínio do jogo. Pressionava e mal deixava o América-MG jogar. Mas, em um contra-ataque, Marquinhos recebeu passe na área, tentou dominar de peito e foi derrubado por Alison. O árbitro Rafael Traci entendeu como uma carga por trás, nas costas, e marcou a penalidade. Ruy bateu no canto esquerdo de Vanderlei, que até encostou na bola, e colocou os visitantes em vantagem aos 38 minutos da etapa inicial.

Diante de um América-MG acuado, que se segurou com os 11 jogadores no campo de defesa na maior parte do primeiro tempo, o Peixe não encontrava espaços por baixo e, por isso, abusou dos cruzamentos no primeiro tempo. A equipe, sob o comando do interino Serginho Chulapa, teve 72% da posse de bola no período.

Mas a superioridade não foi traduzida em gols. Até por não ter um camisa 9 de ofício entre os titulares, os donos da casa pouco incomodaram o gol de João Ricardo na etapa inicial, principalmente quando insistia nas jogadas pelo alto.

Foi no puro reflexo, literalmente. Após jogada de Dodô pela esquerda, Gabigol se antecipou ao marcador e completou para o gol. O chute forte, porém, parou na cabeça de João Ricardo. No puro reflexo, foi a forma como o goleiro do América-MG evitou o gol.

Foi um verdadeiro massacre. O Santos, jogando diante do seu torcedor, tentou a todo minuto balançar as redes. Para se ter uma ideia da diferença entre as equipes nesta noite, o Peixe finalizou 30 vezes ao gol, mas não conseguiu furar João Ricardo. Os mineiros, por vez, venceram com dois chutes: apenas um, o gol, à meta de Vanderlei.

O atacante entrou no lugar de Eduardo Sasha e protagonizou um lance impressionante. Após chute de longe de Jean Mota, teve a bola limpa e o goleiro no chão para empatar. Mas, de forma incrível, ele chutou para fora o rebote de João Ricardo.

Ao lado da joia Rodrygo, Diego Pituca era o destaque do Santos no começo da partida deste domingo. Em um lance de muita classe e categoria, o volante demonstrou calma para dar um chapéu em Ruy, mesmo sendo pressionado no meio do campo. 

Santos 0 x 1 América-MG

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 29/07/2018
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci
Auxiliares: Rafael Trombeta e Bruno Boschilia

Gols: Ruy aos 38 minutos do primeiro tempo; 

Cartões amarelos: Alison (Santos); Carlinhos e Juninho (América-MG)

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Dodô; Alison e Diego Pituca (Jean Mota); Eduardo Sasha (Yuri Alberto), Rodrygo e Bruno Henrique; Gabriel (Arthur Gomes)
Técnico: Serginho Chulapa (interino)

América-MG: João Ricardo; Aderlan, Matheus Ferraz, Messias e Carlinhos; Juninho, David, Gerson Magrão (Zé Ricardo) e Ruy (Judivan); Giovanni e Marquinhos (Ademir)
Técnico: Adilson Batista

Fonte: UOL

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.