André faz gol após 70 dias sem jogar, e Grêmio vence Cruzeiro em estreia
O Grêmio venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na tarde deste sábado (14) no Mineirão. André, que voltou a jogar após 70 dias, fez o gol da vitória gremista na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Os gaúchos dão sequência à boa fase na Copa Libertadores e no Estadual ao vencer os mineiros na estreia do torneio nacional. Os comandados de Mano Menezes, por outro lado, terão que se recompor na Série A.
André não entrava em campo há mais de dois meses. O atacante chegou ao Grêmio em 20 de fevereiro passado e, desde então, ficou apenas treinando com o restante do grupo, já que ainda não foi inscrito na Copa Libertadores e não chegou a tempo do Gaúcho. Em sua estreia pelo time de Porto Alegre, o dono da camisa 90 estufou a rede de Fábio. Ele aproveitou desvio de Everton em cruzamento de Ramiro pela direita e mandou para o fundo do gol.
Um desvio de Paulo Miranda em chutão de Fábio deixaria Giorgian De Arrascaeta na cara do gol. Mas Kannemann optou por fazer falta no uruguaio e acabou expulso por Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR). O cartão vermelho levou o argentino à loucura na beira do gramado. Ele se irritou bastante com o árbitro e precisou ser contido pelos companheiros. André levou o companheiro à beira do gramado, onde ele também se revoltou com o quarto árbitro.
Mano Menezes manteve o Cruzeiro em sua forma predileta de jogo. A equipe se posicionou marcando a saída do adversário e sem a posse de bola. O mais curioso é que Arrascaeta, escalado como ponta esquerda, foi quem mais ficou em cima do rival. O camisa 10 ficou ao lado de Léo Moura na saída de bola para evitar que o lateral tivesse espaço nos lances.
O Grêmio teve muito mais posse de bola que o Cruzeiro. Com 61%, o time de Renato Gaúcho segurou e ditou o ritmo do jogo ocorrido no Mineirão. O problema é que os gaúchos não transformaram o domínio em muitas oportunidades. Foram apenas seis chutes na direção do gol de Fábio, três a menos que o Cruzeiro em todo o confronto.
Sem inspiração no meio de campo, o Cruzeiro ficou refém de bolas aéreas em todo o confronto. Tanto Thiago Neves quanto De Arrascaeta não viveram bom dia e foram obrigados a levantar bolas na área. No segundo tempo, quando Mano acionou Sassá para aproveitar os cruzamentos, o time passou a jogar com lances mais rasteiros.
Uma falta no meio de campo foi um dos principais lances do jogo entre Cruzeiro e Grêmio. Robinho tentou desarmar o lateral esquerdo Cortez e acabou tirando a chuteira do lateral esquerdo do time gaúcho. O lance obrigou o jogador a ficar cerca de um minuto na beira do gramado para colocar o calçado.
A Umbro lançou camisetas comemorativas sobre a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O Cruzeiro usou, pela primeira vez, o uniforme que faz alusão à Islândia. A camisa conta com a bandeira do país europeu na parte da frente e foi lançada na noite dessa sexta-feira (13). O Grêmio usou o uniforme normal, mas a mesma fornecedora de material esportivo fez um uniforme alusivo ao Uruguai.
Ficha técnica
Cruzeiro x Grêmio
Motivo: 1ª rodada do Brasileirão
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 14 de abril de 2018 (sábado)
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Cartão amarelo: Ariel Cabral, Dedé (Cruzeiro); Ramiro (Grêmio)
Cartão vermelho: Kannemann (Grêmio)
Gol: André - 9'/2ºT (0-1)
Cruzeiro
Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral (Mancuello) e Robinho (Rafael Marques); Thiago Neves, Arrascaeta e Rafael Sóbis (Sassá).
Técnico: Mano Menezes.
Grêmio
Marcelo Grohe; Léo Moura, Paulo Miranda, Kannemann e Cortez; Maicon (Jaílson), Arthur, Ramiro, Cícero e Everton (Michel); André (Bressan).
Técnico: Renato Portaluppi.
Fonte: Thiago Fernandes / UOL
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.