Artilheiro da Furia, Diego Costa puxa a fila de 'nordestinos gringos' na Copa do Mundo

Ao marcar dois gols na estreia da Espanha, atacante recoloca a pequena cidade de Lagarto-SE na rota da Copa do Mundo. Nordeste ainda está representado por zagueiro português e meia espanhol
16/06/2018 09:45 Futebol
Diego Costa é ídolo no Atlético de Madrid, por onde conquistou a Liga Europa deste ano (Foto: REUTERS/Sergio Perez)
Diego Costa é ídolo no Atlético de Madrid, por onde conquistou a Liga Europa deste ano (Foto: REUTERS/Sergio Perez)

O Brasil parou para ver Espanha x Portugal na sexta-feira. Para muitos, o principal jogo da primeira fase da Copa do Mundo. Mas a pequena Lagarto, cidade a 75 quilômetros de Aracaju, não era apenas um clássico ibérico. Para a população de 104 mil habitantes, era a oportunidade de ver o filho mais ilustre em ação: o atacante Diego Costa.

E o camisa 9 da Fúria não decepcionou. Marcou dois gols e por pouco não leva a sua seleção ao triunfo na estreia da Copa do Mundo - isso só não aconteceu porque do outro lado estava Cristiano Ronaldo, que fez três e garantiu o empate em 3 a 3 entre portugueses e espanhois.

E não foi só ele. O alagoano Pepe, zagueiro de Portugal, e até o meia Thiago Alcântara, filho do tetracampeão Mazinho, nascido na Itália e naturalizado espanhol, são os 'gringos nordestinos' na Copa do Mundo. Eles se juntam a Firmino, único nordestino convocado para a Seleção Brasileira.

Diego Costa é sergipano e há 12 anos joga fora do Brasil. Ídolo no Atlético de Madrid, defende a Espanha desde 2014. Aos 29 anos, é um veterano no time comandado agora por Fernando Hierro. O mais curioso é que ele já teve a oportunidade de defender a Seleção Brasileira em dois amistosos em 2013. Depois disso, optou na naturalidade espanhola.

No Atlético de Madrid já marcou quase 100 gols em jogos oficiais. Um desempenho que chamou a atenção do Chelsea. Com uma proposta superior a R$ 120 milhões, trocou a Espanha pela Inglaterra. Mesmo sem viver uma grande fase, conquistou duas vezes o Campeonato Inglês (2015 e 2017). Retornou ao Atlético de Madrid em janeiro deste ano, a tempo de ajudar o clube a conquistar a Liga Europa.

Na estreia da Copa do Mundo, marcou dois gols contra Portugal. Parece ter conquistado definitivamente a confiança de Hierro para a sequência da competição na Rússia.

Képler Laverán Lima Ferreira. Falando assim, ninguém imagina se tratar de um dos principais jogadores da seleção portuguesa. O zagueiro Pepe faz parte de uma geração vitoriosa, capitaneada por Cristiano Ronaldo, e que conquistou o título mais importante da história: a Eurocopa de 2016, na França.

Alagoano de Maceió, Pepe iniciou a carreira no Corinthians-AL. De lá, rumou para Portugal, contratado pelo Marítimo. De lá para o Porto, onde foi duas vezes campeão nacional e campeão mundial em 2004. O sucesso levou o zagueirão para o Real Madrid, onde seguiu a sina de títulos - foram três campeonatos espanhois, três Ligas dos Campeões e outros dois Mundiais da Fifa.

Atualmente joga no Besiktas, na Turquia, onde persegue a primeira conquista. Na Copa do Mundo, faz parte de uma experiente linha defensiva que tem como missão dar suporte para Cristiano Ronaldo brilhar lá na frente.

Thiago é fruto de um mundo globalizado. O pai é o paraibano Mazinho, tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994. Nascido San Pietro Vernotico, na Itália - na época que o pai defendia o Lecce - optou pela nacionalidade espanhola. Fez parte das canteras, a famosa divisão de base do Barcelona. Teve a primeira chance no clube catalão em 2009 e ficou até 2013.

Contratado pelo Bayern Munich por quase R$ 74 milhões em 2013, seguiu jogando em alto nível e merecendo as convocações da Furia. Na seleção espanhola, foi campeão europeu sub-17 e bi sub-21. Pelo Barça, foi duas vezes campeão espanhol, da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes em 2011. Depois disso, enfileirou cinco títulos nacionais e outro Mundial de Clubes, em 2013.

Com familiares em Santa Rita-PB, na região metropolitana de João Pessoa, é outro que vai contar com a torcida de uma cidade nordestina na Copa do Mundo da Rússia.

Fonte: Expedito Madruga / Globo Esporte

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.