Com gol de Felipe Melo, Palmeiras empata com Bahia e permanece em 3º
O Palmeiras contou com um gol de cabeça de Felipe Melo no segundo tempo para buscar um empate por 1 a 1 com o Bahia neste domingo (16), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro. O time da casa saiu na frente no começo do jogo com Gilberto, mas não resistiu à pressão alviverde no final.
Com o resultado, o Palmeiras chegou a 47 pontos e perdeu a chance de encostar em São Paulo e Internacional, mantendo-se na terceira colocação do Brasileiro. O time de Luiz Felipe Scolari (que, suspenso, foi substituído pelo auxiliar Paulo Turra no banco) não perde há dez rodadas. O Bahia, por sua vez, foi a 29 pontos e está no 14º lugar.
O primeiro tempo foi de superioridade do Bahia, mas o Palmeiras melhorou após as entradas de Dudu e Willian no segundo tempo. O time paulista volta a campo na quinta-feira (20) para enfrentar o Colo-Colo, fora de casa, pela Libertadores. No mesmo dia, o Bahia recebe o Botafogo pela Copa Sul-Americana.
Fazendo apenas seu segundo jogo como profissional, o meia de 18 anos deu muito trabalho para o sistema defensivo do Palmeiras. Com velocidade e inteligência, foi o principal jogador de frente do time tricolor e teve muita lucidez no lance do gol, limpando a marcação de Felipe Melo e servindo Gilberto.
O lateral esquerdo palmeirense errou bastante no ataque e não conseguiu levar perigo nas subidas à frente. Já na defesa, seu ponto forte, foi mal no lance do gol. Primeiro afastou mal o cruzamento e jogou nos pés de Ramires, depois ficou dando condição para Gilberto receber e finalizar.
O Bahia começou o jogo bem melhor que o Palmeiras. Ligado na partida, o time da casa recuperava rápido a bola e acelerava com perigo. Já o alviverde errava muitos passes fáceis e parecia uma rotação abaixo. A pressão virou gol aos 18 minutos: Victor Luís afastou mal um cruzamento e jogou nos pés de Ramires, que fintou Felipe Melo e serviu Gilberto. O centroavante tricolor chutou de primeira para abrir o placar.
Como tem se tornado comum com Felipão, o Palmeiras procurou sair bastante para o jogo usando ligações diretas da defesa para o ataque. Mas dessa vez elas funcionaram pouco. Borja, o principal alvo dessas bolas longas, não esteve bem para ganhar as disputas no alto, e os meias Lucas Lima, Hyoran e Jean se aproximaram pouco do centroavante para ficar com a segunda bola. O resultado foi que a equipe paulista não criou quase nada na primeira etapa.
Um dos jogadores que tem sido mais elogiado por Felipão, o zagueiro Luan não durou até o intervalo. Ele já havia sentido um problema muscular na metade do primeiro tempo e, aos 35 minutos, não conseguiu mais continuar. Foi substituído pelo habitual titular Antônio Carlos.
Nos minutos finais do primeiro tempo, Borja perdeu a melhor oportunidade criada pelo Palmeiras. Marcos Rocha fez linda jogada pela direita, colocando a bola entre as pernas de Zé Rafael, e cruzou na cabeça do colombiano, que estava desmarcado dentro da área. Mas o camisa 9 palmeirense, artilheiro do time na temporada, desviou muito mal e mandou para fora.
Após um início de segundo tempo com o mesmo panorama do primeiro, em que o Palmeiras não conseguiu criar chances claras, o auxiliar técnico Paulo Turra, que substituiu o suspenso Felipão no banco de reservas, resolveu mexer. Dudu, que fez o gol que eliminou o Bahia da Copa do Brasil, foi a campo no lugar de Bruno Henrique, recuando Jean para a função de volante. Pouco depois, foi a vez de outro titular, Willian, substituir Hyoran. O Palmeiras ganhou velocidade e passou a ameaçar mais.
Com Willian e Dudu, o Palmeiras teve mais volume ofensivo e passou a encurralar o Bahia nos minutos finais. Até que, aos 32 minutos, veio o empate na bola parada. Dudu bateu o escanteio da direita e Felipe Melo subiu muito para cabecear, igualando o marcador. O Bahia tentou reagir e se lançou à frente, mas o placar não se mexeu mais.
Bahia 1 x 1 Palmeiras
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 16/09/2018
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro e Eder Alexandre (SC)
Gols: Gilberto, aos 18 minutos do primeiro tempo; Felipe Melo, aos 32 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Elton (Bahia); Lucas Lima e Bruno Henrique (Palmeiras)
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Douglas Grolli, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Elton (Edson); Élber (Marco Antônio), Ramires e Zé Rafael; Gilberto (Júnior Brumado). Técnico: Enderson Moreira
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan (Antônio Carlos), Gustavo Gómez e Victor Luís; Bruno Henrique (Dudu) e Felipe Melo; Jean, Lucas Lima e Hyoran (Willian); Borja. Técnico: Paulo Turra
Fonte: Do UOL, em São Paulo
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.