Cruzeiro vence Santos em reestreia de Cuca; VAR é consultado na Vila

O jogo não contou com muitos lances de perigo
01/08/2018 21:13 Futebol
Foto: Marcello Zambrana/AGIF
Foto: Marcello Zambrana/AGIF

O Cruzeiro venceu o Santos por 1 a 0 nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A partida teve dois atrativos especiais: a estreia de Cuca no comando santista e do sistema de árbitro de vídeo (VAR). Cuca reestreou no esquema 4-1-4-1, com variações para o 4-3-3, sistema utilizado em seus tempos de Palmeiras e nada pôde fazer de especial para evitar a derrota santista. Já o VAR foi consultado em um lance, mas não mudou a decisão do árbitro. A expectativa só ocorreu no início do segundo tempo, quando os santistas pediram empurrão de Lucas Romero em Gabigol. O juiz ouviu os árbitros de vídeo e mandou o jogo seguir.

O jogo não contou com muitos lances de perigo. No primeiro tempo, o Cruzeiro teve a chance de abrir o placar, mas Vanderlei salvou o Santos. Na segunda etapa, Gabigol perdeu a grande chance do Santos após linda defesa de Fábio. Para piorar, o Cruzeiro fez 1 a 0 com Raniel.

Após o duelo contra o Cruzeiro, o Santos volta a campo no próximo domingo, quando encara o Botafogo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já os mineiros enfrentam o Vitória no mesmo dia e horário, no Barradão, em Salvador.

O jogo de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil ocorre no próximo dia 15, no Mineirão, em Belo Horizonte.

O goleiro Fábio salvou o Cruzeiro quando o jogo estava empatado por 0 a 0. Ele fez uma grande defesa em chute de Gabigol na "cara do gol". Em seguida, evitou um gol de Rodrygo com saída do gol precisa. Na sequência, o Cruzeiro fez o seu gol.

O lateral esquerdo santista abusou dos erros individuais. Só no primeiro tempo provocou vaias dos torcedores com erros em passes curtos, além de escolhas erradas na finalização de jogadas, com a tentativa de cruzamentos de primeira e chutes de longe, que sequer acertaram o gol de Fábio.

Marcello Zambrana/AGIF

A primeira novidade do técnico Cuca foi o esquema tático do Santos em sua reestreia pelo alvinegro praiano. O treinador escalou o time no esquema 4-1-4-1. Jair Ventura usava esse esquema, mas com os atletas em posições diferentes. Cuca utilizou Rodrygo pela direita e Bruno Henrique pela esquerda, com Alison entre as linhas e Gabigol de centroavante. Jair utilizava Rodrygo por dentro e a joia santista perdia potencial. Já Chulapa usou Rodrygo pela ponta direita, mas usou o esquema 4-2-3-1, com Eduardo Sasha de meia centralizado.

Em um jogo de poucas oportunidades de gol no primeiro tempo, Vanderlei apareceu para salvar o Santos com duas defesas em dois minutos – aos 33 e 34 minutos de partida. A primeira foi em um chute de Lucas Silva, que o camisa 1 espalmou para fora. Na sequência, Arrascaeta recebe na marca do pênalti e tentou driblar o goleiro, que abafou e evitou o gol dos mineiros.

Samir Carvalho/UOL

A Vila Belmiro teve seu primeiro jogo com o sistema de árbitro auxiliar de vídeo (VAR). O árbitro do jogo contou com dois pontos do campo, com um monitor em cada linha de fundo. A opção surgiu por falta de espaço para colocar o monitor ao lado do meio do campo. Foram entre 14 e 16 câmeras no jogo, ao custo de R$ 50 mil por partida. Para efeito de comparação, na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, havia apenas uma aparelhagem no centro do campo. Em compensação, eram 32 câmeras por partida.

O VAR, sistema de árbitro auxiliar de vídeo, foi utilizado aos 11 minutos do segundo tempo, quando os santistas pediram um empurrão de Lucas Romero em Gabigol dentro da área. O juiz rapidamente ouviu os árbitros de vídeo e o jogo seguiu. Wilson Pereira Sampaio não quis conferir o lance nos monitores.

O volante Carlos Sánchez, reforço santista que não foi inscrito a tempo na Copa do Brasil, desfilou no gramado da Vila Belmiro ao lado de Rodolfo Rodrigues antes do jogo contra o Cruzeiro, nesta quinta-feira. Foi a maneira do marketing santista apresentar o uruguaio para a torcida.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 1 CRUZEIRO

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 1º de agosto de 2018, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires
VAR: Bráulio Machado (principal), Helton Nunes e Marcelo de Lima Henrique (apoio)

Gol: Raniel aos 35 mminutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Henrique (Cruzeiro); Gabigol (Santos)

SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Renato (Daniel Guedes) e Diego Pituca (Copete); Rodrygo, Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Cuca

CRUZEIRO: Fábio, Lucas Romero, Léo, Dedé, Egídio, Henrique, Lucas Silva, Thiago Neves (Rafinha), Robinho (Rafael Sobis), Arrascaeta e Barcos (Raniel)
Técnico: Mano Menezes

Fonte: Samir Carvalho / UOL

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.