Dudu salva no 2º tempo, Palmeiras elimina Bahia e pega Cruzeiro na semi

As semifinais contra o Cruzeiro estão marcadas para as semanas dos dias 12 e 26 de setembro
16/08/2018 20:37 Futebol
Foto: Marcello Zambrana/AGIF
Foto: Marcello Zambrana/AGIF

O Palmeiras é o quarto classificado às semifinais da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira (16), o time paulista venceu o Bahia por 1 a 0 no Pacaembu e carimbou a passagem para enfrentar o Cruzeiro por uma vaga na decisão do torneio. Dudu fez o gol no segundo tempo, após uma primeira etapa de sufoco e chances perdidas.

No jogo de ida, em Salvador, as equipes haviam empatado por 0 a 0. Nesta quinta, o Palmeiras teve mais oportunidades de gol e poderia ter tido uma vitória mais tranquila, mas pecou na pontaria em lances cruciais. O gol que trouxe o alívio só veio aos 28 minutos da segunda etapa, com cruzamento certeiro de Mayke e cabeçada de Dudu.

As semifinais contra o Cruzeiro estão marcadas para as semanas dos dias 12 e 26 de setembro. O próximo compromisso do Palmeiras é neste domingo (19), contra o Vitória, fora de casa, pelo Brasileirão. Já o Bahia pega no mesmo dia justamente o Cruzeiro, também como visitante.

O Palmeiras esteve pouco inspirado para criar jogadas, mas Dudu foi o jogador mais lúcido da equipe. Sempre buscando tabelas e jogadas pelo chão, destoou dos constantes lançamentos longos que o time de Felipão tentou ao longo da partida. Foi coroado com o gol de cabeça no segundo tempo, após belo cruzamento de Mayke em jogada trabalhada com Moisés pela direita.

O camisa 10 do Bahia foi destaque no jogo de ida, mas não conseguiu repetir o desempenho no Pacaembu. Disperso, tomou muitas decisões erradas e cometeu vários erros técnicos, especialmente ao puxar contra-ataques, sua especialidade.

O Palmeiras não fez um bom primeiro tempo, mas nem por isso deixou de ter chances de abrir o placar. Faltou mesmo pontaria e escolhas melhores na hora de definir. Logo aos 3 minutos, Borja finalizou torto para fora após bate-rebate na área do Bahia; aos 26, foi a vez de Willian sair na cara do gol após erro da saída do Bahia e chutar fraco, em cima do goleiro; aos 35, foi Moisés quem desperdiçou chance clara frente a frente com Anderson; e aos 46, a bola passou embaixo da perna de Borja após cobrança de falta.

A estratégia de contra-ataque do Bahia deu alguns sustos na defesa alviverde. O time tricolor criou principalmente pela esquerda, com o lateral Léo recebendo o apoio de Zé Rafael e complicando a vida de Mayke, que não foi bem na marcação. Aos 13 minutos, um cruzamento da esquerda terminou com Edigar Junio acertando a trave. Já aos 39, Gilberto ajeitou para Vinícius, que teve ótima chance de finalização, mas bateu em cima de Weverton.

Já se tornou uma marca do time de Felipão: com ele, o Palmeiras troca menos passes e tenta sempre um jogo mais direto, com lançamentos longos para o ataque. Foi notório como Moisés jogou bem perto de Borja sempre que o alviverde tinha a bola, para servir como alvo extra para essas bolas esticadas, ganhar de cabeça e dar seguimento à jogada. O time criou pouco com essa estratégia no primeiro tempo e teve suas melhores oportunidades na bola parada ou roubando a bola na frente.

Logo no primeiro lance do segundo tempo, mais um gol perdido, desta vez por Borja. Após chutão de Edu Dracena, o colombiano saiu na cara do gol e tentou encobrir Anderson, mas tocou fraco e permitiu que a zaga do Bahia salvasse a jogada. O Palmeiras se manteve em cima do Bahia na base dos lançamentos e cruzamentos, e teve nova chance aos 6 minutos, quando Willian pegou sobra de escanteio e chutou com perigo para fora. Até que o gol saiu aos 28, com Dudu completando de cabeça um cruzamento certeiro de Mayke. Já o time visitante, ao contrário da primeira etapa, pouco ameaçou.

Palmeiras 1 x 0 Bahia

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 16/08/2018
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Bruno Raphael Pires (GO)
Público: 29.581
Renda: R$ 998.055,00

Gol: Dudu, aos 28 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Felipe Melo e Borja (Palmeiras); Bruno e Nino Paraíba (Bahia)

Palmeiras: Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Bruno Henrique e Felipe Melo; Willian (Hyoran), Moisés e Dudu; Borja (Thiago Santos). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Bahia: Anderson; Bruno (Nino Paraíba), Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Elton; Edigar Junio (Régis), Vinícius (Élber) e Zé Rafael; Gilberto. Técnico: Enderson Moreira

Fonte: Leandro Miranda / UOL

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.