Fla empata com Santa Fe e volta a viver ameaça de queda na Libertadores

25/04/2018 23:01 Futebol
Vinicius Júnior tentou, mas não teve sucesso com o Flamengo na Colômbia / Foto: REUTERS/Jaime Saldarriag
Vinicius Júnior tentou, mas não teve sucesso com o Flamengo na Colômbia / Foto: REUTERS/Jaime Saldarriag

O cenário já era complicado antes do jogo. Depois, ficou ainda pior. De mãos dadas com o fantasma da eliminação precoce na Copa Libertadores - rotina nas últimas participações -, o Flamengo teve mais uma atuação ruim e apenas empatou com o Santa Fe-COL por 0 a 0, nesta quarta-feira (25), fora de casa. O time ficou em situação delicada na principal competição do continente. 

Henrique Dourado fez um pênalti ignorado pela arbitragem. O uruguaio Daniel Fedorczuk terminou o jogo em uma roubada de bola que resultou em gol de Geuvânio. O final da partida foi marcado pela revolta dos jogadores brasileiros. 

Com apenas seis pontos no Grupo 4, o Rubro-negro precisa de pelo menos uma vitória e um empate nos dois últimos jogos para buscar a classificação. O primeiro será contra o Emelec-EQU, 16 de maio, no Maracanã. O último diante do River Plate-ARG, dia 23 de maio, em Buenos Aires. 

O panorama complicado apenas reflete o momento de indefinição que o departamento de futebol atravessa por conta das recentes mudanças e improvisações.

Jogadores do Flamengo não param em pé 

Em um primeiro tempo de poucas emoções, o destaque envolveu a dificuldade dos jogadores do Flamengo de ficarem em pé. Eles escorregaram com frequência no gramado do El Campín. 

O campo apresentou boa qualidade, mas as travas de borracha das chuteiras dos brasileiros não deram conta. Algumas jogadas foram desperdiçadas por conta disso. 

Pênalti ignorado e final polêmico 

Aos 33min, o árbitro uruguaio Daniel Fedorczuk ignorou pênalti claro para o Santa Fe. Depois de jogada na área, o atacante Henrique Dourado tocou com o braço na bola. A torcida reclamou, os jogadores foram mais tímidos, mas o jogo seguiu para a sorte do Rubro-negro. No final, aos 50min do segundo tempo, Geuvânio roubou a bola e marcou. O juiz, no entanto, apitou o encerramento da partida antes, o que revoltou os cariocas e foi alvo de muita discussão no gramado. 

Santa Fe é melhor; Fla sofre sem último passe

Apesar de um primeiro tempo sem chances concretas de gol, o Santa Fe se aproximou mais de abrir o placar e fez valer o fator casa nas falhas de cobertura do sistema defensivo do Flamengo, principalmente em relação aos laterais. Já os cariocas sofreram demais sem o último passe. Diego não funcionou, assim como Lucas Paquetá. Vinicius Júnior foi quem mais buscou o jogo pela ponta esquerda. O camisa 20, no entanto, pouco ofereceu perigo. 

Flamengo piora no segundo tempo 

Se a atuação na primeira etapa já não foi das melhores, a performance do Rubro-negro no segundo tempo esteve ainda pior. O Flamengo não teve aproximação entre os setores, mostrou total falta de planejamento tático e ainda se mostrou satisfeito com o empate em diversos momentos. A impressão era a de que um gol só sairia em caso de falhas do Santa Fe. 

Classificação rubro-negra fica difícil 

Com seis pontos, o Flamengo é líder provisório do Grupo 4 da Copa Libertadores. Nas contas do departamento de futebol, a equipe precisa de pelo menos dez pontos para conquistar a vaga nas oitavas de final. O Rubro-negro, no entanto, não pode mais perder e precisa arrancar pontos do River Plate fora de casa na última rodada. O panorama é delicado, e o clube da Gávea corre o risco de repetir o filme das últimas participações na competição: eliminações na primeira fase em 2012, 2014 e 2017. 

SANTA FE-COL 0 X 0 FLAMENGO

Local: El Campín, Bogotá (COL) Árbitro: Daniel Fedorczuk (URU) Auxiliares: Richard Trinidad (URU) e Miguel Nievas (URU) Cartões amarelos: Gordillo e Arboleda (Santa Fe-COL); Henrique Dourado, Diego Alves e Diego (Flamengo) Santa Fe-COL Zapata; Arboleda, Javier López, Tesillo e Gil; Perlaza, Gordillo e Vargas; Anderson Plata, Pajoy (Roa), Morelo e Plata Técnico: Agustín Julio Castro Flamengo Diego Alves; Rodinei, Juan, Réver e Renê; Cuellár, Willian Arão, Lucas Paquetá, Diego (Jonas) e Vinicius Júnior (Marlos Moreno); Henrique Dourado (Geuvânio) Técnico: Maurício Barbieri

Fonte: UOL

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.