Inter vence clássico Gre-Nal por 1 a 0 e reassume liderança do Brasileiro

09/09/2018 17:02 Futebol

O Internacional voltou à liderança do Brasileiro . Neste domingo (9), o time vermelho bateu o Grêmio por 1 a 0, gol de Edenílson, no Beira-Rio, e derrubou o São Paulo do primeiro lugar. Com 'cara de Gre-Nal', o jogo foi pautado por lances de força e poucas chances. E no fim do jogo, ainda houve um gol de Damião anulado pelo árbitro. 

Com a vitória, ainda com grande atuação de Marcelo Lomba, o Colorado chegou aos 49 pontos na classificação e, graças ao saldo de gols, voltou ao primeiro lugar, que havia sido conquistado pelo São Paulo com a vitória sobre o Bahia.

Já o Grêmio parou com 41 na classificação e ocupa o quinto lugar. 

Na próxima rodada, o Internacional encara a Chapecoense dia 17 às 20h (de Brasília), em Chapecó. Já o Grêmio joga no sábado, na Arena, contra o Paraná às 16h (de Brasília). 

Tão logo o Internacional saiu na frente, o Grêmio passou a pressionar. E foi quando surgiu Marcelo Lomba. Ao menos em duas defesas difíceis o goleiro evitou a igualdade no placar. 

O centroavante André não conseguiu vencer os zagueiros do Inter. Preso entre Moledo e Cuesta, o centroavante pouco participou do jogo. Acabou substituído. 

Uendel não jogava uma partida de futebol desde maio. Mas coube ao ex-corintiano voltar em um momento importante. No clássico, foi importante na marcação e ainda conseguiu assistência para o gol de Edenílson. 

Desde os primeiros minutos, o Gre-Nal teve cara de Gre-Nal. Com 10 segundos de jogo a primeira falta já havia saído. E as disputas físicas pautaram atuações de Inter e Grêmio. Nervosos, ambos os times erraram muito, principalmente na hora de criar. Por isso, poucas chances de gol de parte a parte. Em um dos lances de falta, que foram muitos, Nico López acertou o rosto de Ramiro e levou amarelo.

O Internacional mostrou uma determinação no jogo. Utilizar o pivô de Jonatan Alvez com a aproximação de Nico López parar criar pelos lados. Aproximou a  dupla uruguaia pela esquerda para a partir dali encontrar espaços às costas de Léo Moura. Não deu certo principalmente por uma jornada aquém do esperado de Alvez, que errou uma série de passes. No segundo tempo, o Inter conseguiu trocar mais passes e criou a partir dos contra-ataques, principalmente depois de sair na frente. 

Sem Maicon, o Grêmio perdeu o poder de aproximação dos volantes à linha de frente. Thaciano e Cícero mantiveram a posse mais no campo defensivo, abrindo espaços para Luan. Mas este foi bem controlado por Rodrigo Dourado e as escapadas de Alisson se transformaram na melhor alternativa da equipe visitante. O Tricolor, um time tradicionalmente de posse, acabou ficando menos com a bola do que gosta. O Tricolor 'acordou' a partir do gol sofrido e passou a pressionar, parando em Marcelo Lomba. 

Odair Hellmann trocou o pivô no segundo tempo. Sem boa atuação, Jonatan Alvez deu lugar a Damião. E foi o momento em que o Colorado foi orientado a recuar e buscar o contra-ataque. Damião fez a primeira pressão e tentou segurar os defensores do adversário atrás. 

De todas as atitudes de Renato Gaúcho no Gre-Nal, a menos comum foi sacar Luan. O meia-atacante não costuma deixar o time, ainda mais em momentos de necessidade ofensiva. Mas foi o que ocorreu para entrada de Jean Pyerre neste domingo, no Beira-Rio.

Renato Gaúcho completou 56 anos neste domingo. O técnico gremista, porém, não utilizou a data comemorativa para motivar ainda mais seus jogadores. "Ele nem falou sobre isso, mas tem uma forma toda especial de motivar os jogadores", disse o diretor de futebol do Tricolor, Deco Nascimento, antes do jogo.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 0 GRÊMIO

Data e hora: 09/09/2018 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (PE)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE)
Cartões amarelos: Nico López, Victor Cuesta, Rossi (INT), Zeca (INT), Pottker (INT); Luan, Thaciano, Ramiro (GRE), André (GRE), Marcelo Grohe (GRE); 
Público: 44.176 (total)
Renda: 1.375.621,00
Gols: Edenilson, aos 13 minutos do segundo tempo (INT)

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo, Cuesta e Uendel (Fabiano); Rodrigo Dourado, Patrick, Edenílson, Pottker e Nico López (D'Alessandro); Jonatan Alvez (Leandro Damião).
Técnico: Odair Hellmann

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Bressan e Bruno Cortez; Thaciano (Pepê), Cícero, Ramiro, Luan (Jean Pyerre) e Alisson; André (Thonny Anderson).
Técnico: Renato Gaúcho

Fonte: Jeremias Wernek e Marinho Saldanha / UOL

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.