Lucas Lima marca e provoca, mas Palmeiras cede empate ao Santos no Pacaembu

O Santos tem 14 pontos na 15ª colocação. Já o Palmeiras, está com 20 pontos na sétima posição.
19/07/2018 21:02 Futebol
Foto: Daniel Vorley/AGIF
Foto: Daniel Vorley/AGIF

Santos e Palmeiras empataram por 1 a 1 nesta quinta-feira, no estádio do Pacaembu, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meia Lucas Lima marcou pela primeira vez contra o seu ex-time. Ele abriu o placar aos seis minutos do primeiro tempo, provocou a torcida santista no estádio ao comemorar próximo ao alambrado e até levou cartão amarelo por isso. No entanto, o camisa 20 não saiu como herói do jogo pois o Palmeiras cedeu o empate aos santistas aos 29 minutos da segunda etapa, marcado pelo zagueiro Gustavo Henrique.

Lucas Lima saiu vaiado de campo aos ser substituído no final da partida pois o clássico contou com torcida única. Como o mando de jogo foi do Santos, ele teve que aguentar a pressão dos santistas que não o perdoaram por sua saída do clube no início deste ano.

O Palmeiras dominou o primeiro tempo, mas recuou na segunda etapa e permitiu que o Santos, mesmo sem fazer um grande jogo, empatasse o clássico. Jair Ventura, inclusive, era vaiado pela torcida santista quando Gustavo Henrique marcou o gol de empate. O Palmeiras ainda acertou uma bola na trave no último minuto do jogo, mas não conseguiu desempatar.

O Santos tem 14 pontos na 15ª colocação e volta a campo diante da Chapecoense, domingo, às 19h (de Brasília), na Arena Condá, em Chapecó, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Palmeiras, com 20 pontos na sétima posição, encara o Atlético-MG no mesmo dia, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque.

Contra o ex-clube, o armador palmeirense resolveu jogar tudo o que sabe. Lucas Lima comandou as ações no meio-campo alviverde, provocou os adversários e ainda fez um gol infiltrando na área do Santos, algo que Roger Machado sempre cobra dele. Xingado por toda a torcida no Pacaembu, não se intimidou e chamou o jogo a todo momento.

O camisa 10 santista não esteve em noite nada inspirada e falhou em comandar o ataque. Em dois contragolpes no primeiro tempo, desperdiçou boas chances de deixar um companheiro na cara do gol. Ainda perdeu bolas fáceis no meio-campo e desperdiçou uma boa oportunidade ao não alcançar a bola em ajeitada de Sasha.

Logo aos seis minutos, o Palmeiras abriu o placar com uma jogada treinada. Willian saiu da posição de centroavante e arrastou David Braz para fora da área; Lucas Lima se aproveitou do espaço deixado, se projetou na área para receber e bateu com categoria no canto de Vanderlei. Na comemoração, o meia correu para perto da torcida do Santos, mostrou o número na camisa e foi muito xingado. Acabou tomando cartão amarelo por provocar o adversário, o que o deixa suspenso para o jogo contra o Atlético-MG no próximo domingo.

O zagueiro Gustavo Henrique só ganhou espaço no time titular pois Lucas Veríssimo negocia transferência para o futebol europeu. O defensor foi o melhor em campo da equipe santista. Além de seguro na defesa, ele marcou o gol de empate no segundo tempo. Agora o concorrente, Veríssimo, ficará em situação difícil para retomar o seu lugar no time.

Mesmo na frente do placar, o Palmeiras cedeu espaço para o Santos contra-atacar. Mas o time de Jair Ventura não conseguiu usar sua melhor característica. Gabigol desperdiçou duas boas chances, primeiro saindo com bola e tudo pela linha de fundo e depois atrasando a jogada até que o Palmeiras voltasse. Depois, com o alviverde já mais recuado, o Santos sofreu muito para criar oportunidades de gol e apelou para os cruzamentos, sem muito sucesso.

Com três meias de origem e Willian na frente, o Palmeiras teve um ataque que se mexeu muito e deu trabalho ao Santos. Hyoran, Lucas Lima e Willian trocavam de posição a todo momento para receber a bola em boas condições. A melhor chance para ampliar, porém, veio em um contra-ataque: após cobrança de escanteio favorável ao Santos, Hyoran ficou com o rebote e arrancou pelo centro. Depois de trocar passes com Lucas Lima e Willian, ele finalizou por cima de Vanderlei, mas Alison salvou de forma espetacular em cima da linha.

Os ânimos se exaltaram nos minutos finais da primeira etapa, após o juiz marcar falta de Rodrygo em Lucas Lima. Os santistas se revoltaram e começou um princípio de confusão perto do banco de reservas do Palmeiras. Rodrygo e Deyverson (que nem estava jogando) tomaram cartão amarelo, e a torcida santista voltou a "brindar" Lucas Lima com mais uma rodada de xingamentos.

As duas principais novidades do Palmeiras fizeram jogos regulares. Na meia direita, Gustavo Scarpa pareceu sentir a falta de ritmo, já que seu último jogo oficial foi há mais de quatro meses, e não participou tanto das movimentações de ataque quanto os colegas de frente. Teve chances de finalizar na bola parada e em uma sobra na entrada da área, mas pegou mal. Já Weverton, em apenas sua terceira partida oficial em 2018, teve atuação segura e lidou bem com as poucas chegadas do Santos.

A torcida no Pacaembu não gostou da saída de Rodrygo aos 21 minutos do segundo tempo. Jair Ventura colocou Yuri Alberto no lugar da "nova joia" santista e foi vaiado e bastante xingado pelos torcedores. "Ei, Jair, vai tomar...", gritavam os santistas. Após a troca de Alison por Léo CIttadini, a torcida chamou o treinador de "burro".

O Santos insistiu em uma jogada pelos lados com cruzamentos na área, estratégia preferida de Jair Ventura. O time assim fica limitado ofensivamente. A equipe sai jogando do campo de defesa sempre com os laterais, que acionam os pontas. Eles cruzam na área para que um atacante entre em diagonal e conclua. O meio, por exemplo, não participa do jogo ofensivo. Vale lembrar que o gol santista foi de cabeça, marcado por Gustavo Henrique.

O meia Vitor Bueno foi cortado do clássico, pois está envolvido em uma troca do Santos com o Dínamo de Kiev, a Ucrânia. O clube paulista receberá o meia-atacante paraguaio, Derlis González. A troca deve ser fechada por empréstimo de uma temporada.

FICHA TÉCNICA

Santos 1 x 1 Palmeiras

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 19/07/2018
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Heronildo Freitas da Silva e Helcio Araújo (PA)

Gols: Lucas Lima, aos 6 minutos do 1º tempo; Gustavo Henrique aos 29 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Alison, Jean Mota, Léo Cittadini e Rodrygo (Santos); Lucas Lima, Felipe Melo e Deyverson (Palmeiras)

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Dodô; Alison (Léo Cittadini) e Jean Mota; Sasha (Copete), Rodrygo (Yuri Alberto) e Bruno Henrqiue; Gabigol. Técnico: Jair Ventura

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo e Bruno Henrique; Gustavo Scarpa, Lucas Lima (Artur) e Hyoran (Jean); Willian (Deyverson). Técnico: Roger Machado

Fonte: Leandro Miranda / UOL

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.