'Noves fora': Santos e Corinthians fazem o clássico sem centroavante

04/03/2018 07:07 Futebol

Santos e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 17h, no Pacaembu, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo tem uma particularidade que reflete em todo futebol brasileiro: a dificuldade de contar com um camisa 9, aquele centroavante goleador. As duas equipes jogarão sem essa referência, obrigando os treinadores a criarem alternativas para chegar ao gol.

Mandante do clássico, o Santos até pode se orgulhar de ter esse tipo de jogador no seu elenco. No entanto, ele não estará presente. Gabigol veste a 10, mas tem jogado de centroavante e sendo decisivo. Foram quatro gols em quatro jogos no Paulista desde que retornou ao clube. Mas ele acabou recebendo o terceiro cartão amarelo na partida contra o Santo André, na rodada passada. Suspenso, criou uma dor de cabeça para o técnico Jair Ventura.

Para tentar suprir a ausência do atacante de 21 anos, o treinador deve acionar Rodrygo para atuar pela ponta-esquerda. Eduardo Sasha, por sua facilidade em disputar a bola e buscar o jogo, pode ser usado como um falso 9.

Sasha, inclusive, tem agrado muito ao comandante e aos santistas. O reforço tem mostrado bom passe, tranquilidade em passar pelos adversários, drible como forte característica, além do faro por gols e assistências.

Com dois gols pelo Peixe em 99 minutos em campo -somando todos os jogos em que entrou-, Rodrygo tem sido um pedido coletivo dos santistas. Driblador e ágil, se tornou opção.

Já no Corinthians a situação é mais delicada. No fim do ano passado, o clube perdeu Jô para o futebol japonês e ainda não conseguiu repor. Sofre no mercado e não encontrou alternativas. Sobra para o técnico Fábio Carille, que novamente armará o time sem uma referência, no esquema 4-2-4 que deu certo no clássico contra o Palmeiras na rodada passada.

Sem o centroavante, Carille aposta na aproximação dos meias Jadson (3) e Rodriguinho (2), autores de cinco gols do time no Campeonato Paulista. Romero e Clayson atuam pelos lados e também são orientados a pisar na área como forma de oferecer perigo ao adversário.

No banco, Carille também tem diversas opções para o ataque, mas nenhuma delas é vista como ideal para atuar como referência. Kazim começou o ano como titular, mas não agradou. Júnior Dutra entrou, mas não convenceu. Danilo ainda necessita de ritmo, e os demais atuam pelos lados: Lucca, Sheik e Pedrinho.

Apesar da falta de referência no clássico, Santos e Corinthians estão entre os melhores ataques do Estadual. O Santos lidera com 14 gols ao lado do Palmeiras. O Corinthians vem logo atrás com 13. É o alento para quem deseja ver gols neste domingo no Pacaembu. Vale lembrar que o clássico é de torcida única, portanto só santistas terão oportunidade de comemorar gol no estádio. Se saírem.

Fonte: UOL

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.