Palmeiras vence, aumenta crise no Corinthians e mantém caça ao líder
Para os palmeirenses, não teria melhor maneira de carimbar a estreia de Jair Ventura como técnico do Corinthians. Neste domingo (9), no Allianz Parque, em São Paulo, o Alviverde derrotou o arquirrival por 1 a 0. O gol foi marcado no segundo tempo, por Deyverson. Além de ganhar moral na disputa pela título do Campeonato Brasileiro e de quebrar um retrospecto alvinegro favorável (após a conquista do Paulista e dos triunfos no nacional de 2017), o time de Luiz Felipe Scolari ajudou a aumentar a crise no adversário.
O Palmeiras passou a somar 46 pontos na terceira colocação, apenas três a menos do que o líder Internacional. Já o Corinthians permanece com 30 pontos, muito longe da briga pelo título. De quebra, o jogo também teve sabor de novidade para os anfitriões. Após sete temporadas longe do clube, Felipão dirigiu o time pela primeira vez em um dérbi na nova casa, que fora inaugurada em 2014.
Na próxima rodada do Brasileiro, o Palmeiras encara o Bahia, fora de casa, no domingo (16). No mesmo dia, o Corinthians recebe o Sport, na Arena. Antes disso, porém, as duas equipes disputam a abertura da série semifinal da Copa do Brasil, na quarta-feira (12). Em casa, o alviverde joga com o Cruzeiro, enquanto os alvinegros vão enfrentar o Flamengo, no Rio de Janeiro.
Dudu e esquema mantido
De olho na Copa do Brasil, Felipão poupou alguns jogadores. No entanto, o treinador não deixou de escalar Weverton e Dudu para encarar o Corinthians. Com um histórico positivo contra arquirrivais, o atacante começou como titular do Palmeiras. Já pelo lado alvinegro, Jair Ventura preferiu não fazer mudanças drásticas em relação ao que Osmar Loss havia trabalhado nos últimos meses.
Nervosismo, reclamação e pouco futebol
Como de costume em clássicos, o clima era de tensão no primeiro tempo. O Corinthians adotou uma postura bastante defensiva, enquanto o Palmeiras tinha dificuldade para chegar ao gol. Desta maneira, o jogo ficou muito truncado e o que mais se viu foi reclamação com o trio de arbitragem. Lucas Lima, por exemplo, questionou a marcação de um pênalti, e depois recebeu o amarelo.
Palmeiras pressiona
Na parte final do primeiro tempo, o Palmeiras encaixou um mais o seu jogo e teve mais chances de abrir o placar. Deyverson e Hyoran foram os jogadores que levaram mais perigo ao gol de Cássio.
Felipão muda o time
Na tentativa de deixar o Palmeiras um pouco mais ofensivo no segundo tempo, o treinador mexeu na formação da equipe. No intervalo, ele resolveu tirar Thiago Santos para colocar Moisés.
Alteração dá certo e placar é aberto
Com a entrada de Moisés, o Palmeiras ganhou mesmo mais força no ataque. O time pressionou e criou oportunidades. A torcida chegou até a ver dois jogadores caírem na área e reclamarem de pênalti em uma mesma jogada, mas o árbitro nada anotou. Pouco depois, a pressão surtiu o efeito esperado e a equipe da casa abriu o placar. Marcos Rocha fez a jogada pela direita e cruzou para a área, Deyverson mostrou oportunismo para finalizar para o fundo das redes. Na sequência, os alviverdes ainda ficaram perto de ampliar. Com o domínio do jogo, Dudu acertou o travessão.
Felipão expulso e clima quente
O nervosismo não diminuiu no segundo tempo. O treinador do Palmeiras chegou a ser advertido, mas fingiu que dava bronca em um jogador. Mais tarde, não teve desculpa e ele teve de deixar o gramado mais cedo. Felipão acabou sendo expulso após reclamação com a arbitragem aos 32 minutos. Quando Deyverson foi ser substituído, houve também um princípio de confusão entre jogadores das duas equipes. Até o fim do jogo, o atacante precisou ser acalmado pelos colegas.
Os melhores: Deyverson e Marcos Rocha
O atacante fez boas jogadas, chamou a responsabilidade, deu chapéu e fez o gol da vitória palmeirense. Já Marcos Rocha deu conta do recado na marcação e ainda foi para o ataque para servir os companheiros, como no lance do tento.
O pior: Roger
O atacante corintiano não conseguiu dar sequência às jogadas nas raras vezes em que recebeu a bola. Para completar, ainda recebeu o cartão amarelo de maneira infantil.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 CORINTHIANS
Data: 9 de setembro de 2018, domingo
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima. (RS)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Lucas Lima, Deyverson (Palmeiras); Danilo Avelar, Roger e Ralf (Corinthians)
Cartão vermelho: Luiz Felipe Scolari (Palmeiras)
Gol: Deyverson aos 11 do 2º tempo
Público e renda: 38.568 torcedores e R$ 2.781.213,42
Palmeiras: Weverton; Victor Luis, Gomez, Luan, Marcos Rocha; Felipe Melo, Lucas Lima, Thiago Santos (Moisés); Dudu, Deyverson (Willian), Hyoran (Jean). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Corinthians: Cássio; Mantuan (Gabriel), Henrique, Léo Santos e Danilo Avelar; Ralf, Douglas, Jadson, Pedrinho (Clayson) e Romero; Roger (Jonathas). Técnico: Jair Ventura.
Fonte: Danilo Lavieri / UOL
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.