Palmeiras voltou a apresentar evolução em seu desempenho

Objetividade foi a marca das vitórias consecutivas do Verdão sobre São Paulo e Grêmio
07/06/2018 22:16 Futebol
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A perfomance palmeirense evoluiu sensivelmente nos últimos dois jogos, após passar por duas derrotas consecutivas, contra o Sport e o Cruzeiro. Levando em consideração que a sequência era contra times tecnicamente qualificados, percebo evoluções gradativas na atuação do Verdão, vencendo o São Paulo e o Grêmio.

O Palmeiras contra o São Paulo, foi oscilante, mas venceu com bom placar de 3 a 1. Contra o Grêmio, foi mais uniforme nos dois tempos do jogo e venceu por 2 a 0. Com estes resultados melhorou sensivelmente sua colocação na tabela de classificação e está a caminho de restabelecer a confiança do grupo, que estava abalada, devido aos maus resultados.

Não eram somente os resultados que estavam desestabilizando o grupo. As atuações do Palmeiras também eram preocupantes, pois o time não conseguia apresentar bom desempenho em campo e não segurava a vantagem quando a obtinha no placar. Contra o Sport parecia que teria desempenho tranquilo abrindo o placar, mas perdeu de virada. Contra o Cruzeiro não foi bem durante todo o jogo.

Com a pressão da torcida e da própria situação por estar entrando em sequência de resultados negativos, conseguiu mostrar poder de reação contra o São Paulo. Não teve desempenho perfeito, pois oscilou no primeiro tempo do jogo. Mas, conseguiu ser mais objetivo que o Tricolor Paulista. Voltou com outra postura e conseguiu anular as principais jogadas do adversário, tanto é que o São Paulo não criou grandes oportunidades no segundo tempo.

Contra o Grêmio, continuou num crescente de desempenho. Iniciou o jogo em alta rotação e conseguiu se manter superior na etapa final com dois gols de Willian. Acredito que o time gaúcho tenha sido surpreendido, pois não esperava pressão forte desde o início do jogo. Como o Palmeiras congestionou o meio campo, o Grêmio não conseguiu utilizar seu estilo técnico baseado na posse de bola, criando oportunidades, na maioria das vezes, com chutes de longa distância.

O jogo foi equilibrado, pois o Grêmio não estava ruim em campo, porém o Palmeiras soube ser objetivo novamente. Com Dudu realizou boas jogadas e contra-ataques rápidos, principalmente pelo lado esquerdo. Como Geromel, zagueiro titular do Grêmio está servindo a Seleção Brasileira, a defesa gaúcha não estava conseguindo fazer a recomposição como o habitual.

A engrenagem gremista não estava funcionando perfeitamente, pois o volante Arthur não conseguiu manter a dinâmica do time. O volante Jailson que substituiu Maicon, após o intervalo do jogo, tem características mais defensivas. Desta forma, a bola não chegava com qualidade esperada para o atacante Luan, prejudicando o coletivo do Tricolor Gaúcho.

O Palmeiras, nestes dois últimos jogos que conseguiu a vitória, foi inteligente e soube anular a posse de bola dos adversários congestionando o meio campo dos oponentes. Foi mais objetivo do que controlador, lembrando atuações comandadas por Cuca. Acredito que a equipe está em processo de evolução, pois se conseguirem mesclar o estilo controlador de Roger Machado, com o cirúrgico de Cuca, a equipe palmeirense tende a ter bons desempenhos mais frequentes.

Os próximos jogos antes da parada do Campeonato Brasileiro da série A, para a realização da Copa do Mundo, serão contra o Ceará, que ainda não venceu nenhum jogo na competição e contra o Flamengo, na Arena Palmeiras. Assim, existem chances de manter essa sequência positiva de resultados, pois o Palmeiras parece ter se fortalecido contra equipes tecnicamente qualificadas.

O retorno após a Copa será mais tranquilo para a equipe palmeirense, se continuar neste viés de alta performance.

Fonte: Marco Condez. / Globo Esporte

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.