Água da chuva invade casas no Irmã Daniela e moradores se revoltam com obra inacabada

21/12/2015 01:57 Itaporã

Com as chuvas deste domingo (20), mais uma vez a água invadiu algumas casas do bairro Irmã Daniela, em Itaporã. Os moradores reclamam que a obra para escoamento das águas pluviais do bairro está parada há mais de um ano.

Conforme apurou o iFato, em poucas horas, choveu, aproximadamente, 90 mililitros em Itaporã. Foi o suficiente para alagar e transbordar o antigo campinho de futebol do bairro. A água invadiu quase dez residências mais baixas das ruas Leonel de Castro Machado e Antonio Cordeiro e Silva, que cercam a quadra. Em algumas casas, a água subiu, por volta, 20 centimetros. Parte do bairro ainda ficou sem energia após a chuva.

Os moradores reclamam de dois pontos em específico: a falta de limpeza no bueiro de escoamento das águas pluviais e a inércia na obra que resolveria o problema.

Em novembro de 2013 uma comissão de moradores do bairro Irmã Daniela estiveram reunidos com o prefeito Wallas Milfont para tratar sobre o assunto. O iFato acompanhou a reunião, onde foi prometido pelo chefe do executivo que em dois meses resolveria o caso, a data completará dois anos em breve.

Nesta data, os moradores pediram uma limpeza emergencial no local, o que foi realizado. A obra que resolveria o problema em definitivo foi iniciada, porém não foi concluída, mas o dinheiro depositado na conta da Prefeitura, segundo o Portal da Transparência Brasil.

O iFato compareceu ao local através do aviso e pedido do vereador Lindomar de Freitas, que mora em frente ao local alagado. Em agosto deste ano, alguns moradores pediram a intervenção do Vereador que fez um ofício com pedido de informações sobre a obra ao Poder Executivo que até o momento não foi respondido. Nas últimas oito sessões da Câmara de Itaporã o parlamentar começou a fazer uma contagem de quantas semanas que a Prefeitura demora para responder os ofícios emitidos por ele.

“Quando reivindicamos algo, os defensores do Prefeito citam que não sabemos a realidade, mas quando pedimos informações, eles não respondem. Não podemos ficar de braços cruzados esperando algo que foi prometido há quase dois anos e os moradores não podem ficar dependentes de uma chuva mais forte”, cobra o vereador.

O iFato enviou este conteúdo como denúncia para o Ministério Público através do e-mail [email protected]. Qualquer cidadão pode fazer a denúncia pelo endereço citado ou pessoalmente, procurando o órgão no Fórum de Itaporã, situado na avenida São José.

 

Algumas das matérias do iFato relacionadas a este caso:
Moradores do bairro Irmã Daniela reivindicam serviço e são atendidos pela prefeitura

Veja imagens de vários locais de Itaporã após a chuva de segunda-feira, dia 16

 

Moradores pedem intervenção de vereador para solução do problema de drenagem no Irmã Daniela

 

Fonte: Aislan Nonato, do iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.