Alunos do matutino também serão beneficiados pelo transporte universitário gratuito

24/01/2014 10:34 Itaporã

A partir da próxima semana, os estudantes universitários do período matutino de Itaporã também serão beneficiados pelo Transporte Universitário Gratuito, implantado no ano passado pela administração do prefeito Wallas Milfont (PDT) com o objetivo de reduzir as despesas dos estudantes que precisam se descolam diariamente até Dourados para frequentar seus cursos de graduação.

A ampliação do benefício aos alunos do matutino da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) foi definida na manhã desta terça-feira, durante reunião entre a gerente municipal de Finanças, Ivone Massocato (que também responde interinamente pela Gerência de Educação), o diretor municipal de Transporte, João Pereira Alves, e uma comissão de estudantes universitários de Itaporã.

A expectativa é de que pelo menos 30 estudantes universitários sejam beneficiados pelo transporte universitário gratuito matutino. Conforme Ivone Massocato, a partir da próxima segunda-feira (27), a Prefeitura de Itaporã disponibilizará diariamente ônibus para transportar os alunos do diurno até a Cidade Universitária em Dourados. O ônibus sairá da rodoviária de Itaporã diariamente às 6h30. Os alunos também poderão optar pelo embarque nas proximidades do Ginásio Municipal.

Inicialmente, a Prefeitura de Itaporã fará apenas o transporte de ida dos estudantes, tendo em vista que a maioria dos alunos permanece em Dourados até o final da tarde, fato que momentaneamente inviabiliza o deslocamento ou permanência de um ônibus até o final da manhã para transportar no máximo 6 alunos. No entanto, a gerente municipal de Finanças adiantou que o município já estuda a possibilidade de disponibilizar em breve um ônibus para fazer o transporte de volta dos estudantes.

CARTEIRINHAS

Para utilizar o Transporte Universitário Gratuito, os alunos do período matutino precisam procurar a Gedu (Gerência Municipal de Itaporã), das 7h às 11h e das 13h às 17h, para efetuar o cadastro do transporte universitário. Os estudantes precisam apresentar o atestado de matrícula ou frequência e uma foto 3 x 4.

AVANÇO

A implantação do transporte universitário gratuito no período matutino já é comemorada pelos alunos. Conforme a estudante do 1º ano de Nutrição da UFGD, Arieli Nogueira Gondin, a disponibilização de um ônibus para transportar os alunos da manhã vai resultar em uma melhora significativa na vida dos estudantes, que, segundo ela, enfrentavam uma verdadeira ‘maratona’ diária para chegar a universidade. “A gente precisava acordar 5h da manhã para pegar o ônibus de linha lotado de Itaporã até Dourados. Chegando lá, tínhamos outra maratona, já que pegávamos outro ônibus de linha para nos levar até a universidade, onde chegávamos por volta das 8h, já com as aulas iniciadas. Muitas vezes pensamos até em desistir, já que as dificuldades eram imensas e chegávamos cansadas. Agora teremos mais conforto e comodidade para chegar a faculdade”, destacou.

Já a estudante do 2º ano de Matemática da UFGD, Renata Rodrigues Souza, fez questão de enfatizar a economia que os alunos terão com a implantação do transporte universitário gratuito no período matutino. “A gente tem um gasto mensal de até R$ 120 apenas com o transporte até a universidade. Com o ônibus que a prefeitura vai nos disponibilizar, vamos reduzir essa gasto pela metade essa despesa. É um grande avanço para todas nós”, disse a estudante.

PROGRAMA

A implantação do transporte universitário gratuito em Itaporã faz parte do plano de governo do prefeito Wallas Milfont (PDT) e tem o intuito de oferecer melhores condições para que a população de Itaporã tenha cada vez mais acesso ao ensino superior. No ano passado, o Transporte Universitário Gratuito beneficiou mais de 300 estudantes do período noturno. “Sabemos das dificuldades que um estudante universitário passa para conseguir concluir seu curso. O custo é elevado e muitos desistem por não terem condições de custear todas as despesas. Acredito que a implantação do transporte universitário gratuito é um estimulo a mais aos nossos estudantes, que agora não precisam mais pagar para ter acesso ao serviço”, destacou Wallas.

Fonte: Prefeitura de Itaporã

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.